CAPACITAÇÃO

Reitora Márcia Abrahão e o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, assinaram o convênio inédito de incentivo à qualificação profissional

Serão 35 vagas para servidores de qualquer carreira e cinco destinadas somente a servidores da FAP-DF. Foto: Divulgação

A Universidade de Brasília vai oferecer 40 vagas de mestrado em Gestão, Inovação, Economia e Tecnologia para servidores do Governo do Distrito Federal (GDF). A iniciativa inédita é realizada por meio de convênio com o GDF, assinado na quarta-feira (24) entre a reitora Márcia Abrahão, o governador do DF, Ibaneis Rocha, e o diretor-presidente da Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec), Augusto Brasil.

A reitora Márcia Abrahão celebrou a parceria e destacou a excelência do Departamento de Economia (ECO/Face) da UnB, unidade que vai ofertar o mestrado. “A Universidade de Brasília tem experiência com esse tipo de mestrado, ofertamos turmas exclusivas para diversos órgãos federais. A Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas [Face] é reconhecida por sua excelência”, destacou.

O objetivo do convênio é aumentar e incentivar a qualificação do quadro funcional do GDF, a fim de promover o desenvolvimento institucional e a gestão pública. Das 40 vagas, 35 serão reservadas para servidores efetivos de qualquer carreira da administração direta e indireta, e cinco para servidores da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF). “A nossa experiência mostra que esse tipo de incentivo impacta positivamente a vida e o trabalho dos servidores”, pontuou Márcia Abrahão.

O governador Ibaneis Rocha disse que a melhoria da educação do DF será o grande legado de seu mandato. “Meu pai era professor universitário e tinha o sonho de criar uma universidade. Ele fez isso no interior do Piauí. Eu criei, em Brasília, a Universidade do Distrito Federal [UnDF], pensada para ter segurança financeira.”

Participaram da reunião o diretor-presidente e o vice-diretor-presidente da FAP-DF, respectivamente, Marco Antônio Costa Júnior e Paulo Nicholas; o chefe do Departamento de Economia da UnB, Roberto Ellery; o secretário de Economia do GDF, Ney Ferraz; e a diretora-executiva da Escola de Governo do DF (Egov-DF), Juliana Tolentino.

A previsão é que o edital, com os detalhes do processo seletivo, seja divulgado nos próximos meses, ainda no primeiro semestre de 2024. O investimento é de R$ 1,2 milhão, com recursos provenientes do GDF. Também firmaram o acordo a FAP-DF, a Secretaria de Estado de Economia do DF e a Escola de Governo do DF.