ESPORTE E LAZER

Encerramento do torneio de futsal dos trabalhadores lota quadra do campus Darcy Ribeiro. Competição inaugura reforma de espaço esportivo

Equipe campeã do XVII Torneio de Futsal dos Trabalhadores da UnB. Foto: divulgação DEA/DAC

Ainda com cheirinho de tinta, a renovada Quadra José Maurício Honório Filho foi palco, na sexta-feira (9), da final do XVII Torneio de Futsal dos Trabalhadores da Universidade de Brasília. O jogo decisivo marcou a vitória por 7 a 4 da equipe Fome Zero, formada por profissionais da Prefeitura do Campus (PRC), contra o Real Matismo, com integrantes do Decanato de Gestão de Pessoas. Na disputa pelo terceiro lugar, quem se deu bem foi o Chuteira Cansada, também da PRC, que venceu o time da Geologia por 9 a 3.

O evento mobilizou centenas de trabalhadores ao longo de 37 dias. Mais do que a disputa esportiva, a integração entre servidores e funcionários terceirizados deu o tom do torneio.  “Esses jogos ajudam a criar amizades, além de serem muito importantes para incentivar a prática esportiva e o cuidado com a saúde”, diz o servidor da Geologia Renato Willian Pereira. Goleiro do time que foi o quarto colocado, ele levou o filho, o pequeno Murilo, para acompanhar as partidas. “Foi uma honra participar e trazê-lo para assistir”, afirma.

Terceiro colocado e artilheiro da competição com 18 gols, Adonilson Araújo também destacou o aspecto da convivência e foi um dos muitos a elogiar o evento. “Foi muito bem organizado. Espero que ano que vem eu possa voltar a jogar”, diz. Opinião parecida tem o goleiro menos vazado e campeão do torneio, Elder Alves, que estava suspenso da final por levar dois cartões amarelos. “Nem sempre a gente concorda com tudo, mas a organização está de parabéns”.

Artilheiro do torneio, Adonilson Araújo fez 18 gols. Foto: divulgação DEA/DAC

Satisfeito com o retorno dos atletas e do público, o servidor da Diretoria de Esporte, Arte e Cultura (DEA/DAC) Carlos Alberto Diniz, o Carlão, agradeceu a mobilização da equipe de sua unidade e dos atletas. “Sem o empenho de todos, esse torneio não seria possível”, afirma ele, que milita no esporte da UnB há 20 anos e atuou como árbitro em todos os jogos da competição.

QUADRA REFORMADA – Elogiada por quem jogou e assistiu às partidas, a quadra do torneio, localizada ao lado da Praça Chico Mendes no campus Darcy Ribeiro, foi restaurada por completo. O piso foi recuperado e, assim como as traves, ganhou pintura de melhor qualidade. Os alambrados foram trocados, e os bancos, instalados para abrigar o público com mais conforto. “Esse é um investimento que vai contribuir para o lazer e a integração social na Universidade”, avalia o diretor de esporte da DEA, Alexandre Rezende.

“Trabalho na UnB há 36 anos e nunca vi essa quadra em tão boas condições”, diz o técnico do time da Geologia, Sebastião Carmo de Sousa Filho.

A reforma foi conduzida pela PRC. “Aproveitamos nossa mão de obra e o material que já tínhamos”, informou o funcionário da prefeitura Augusto Nogueira. “É muito gratificante ver o resultado desse trabalho.”

ORGANIZAÇÃO – A edição 2017 do torneio de futsal foi organizada pela DEA em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores da Fundação Universidade de Brasília (Sintfub), que cedeu os recursos para a aquisição de medalhas e troféus. O evento contou, ainda, com apoio da PRC, do DGP e da Secretaria de Comunicação.

“Vocês, trabalhadores, são a peça-chave e a razão de estarmos aqui neste momento de confraternização”, disse o diretor Alexandre Rezende durante a entrega da premiação. Ele reafirmou a agenda que prevê, ainda para este ano, a realização de torneios internos com modalidades como vôlei misto, futebol society e tênis.

“É importante vermos todos os setores da comunidade dialogando”, avalia o coordenador-geral do Sintfub, Mauro Mendes. Ele informa que o sindicato também apoiou a recuperação da quadra e está disposto a contribuir em futuras competições. “É um parceiro permanente”, garante.

NÚMEROS – O torneio dos trabalhadores contou com a participação de 120 atletas, distribuídos em dez equipes. No total, foram marcados 231 gols em 23 partidas, média de 10,04.  Mais de 50 cartões amarelos e vermelhos foram distribuídos durante a competição, que premiou a equipe AGR Futebol Clube, da prefeitura, com o Troféu Fair Play por ser a mais disciplinada.