ESPORTE

As equipes masculina e feminina conquistam medalhas no Circuito Brasiliense e na Taça Kalunga, etapa Alto Paraíso-GO

Foto: Júlia Seabra/UnB Agência

Com menos de um ano de formação, o Clube de Rugby UnB comemora saldos positivos em competições esportivas. São três títulos alcançados. O primeiro, no Circuito Brasiliense 2014 de Rugby Seven, com o time masculino. O segundo, no Desafio de Rugby Feminino, realizado no estádio de Sobradinho. O último, na Taça Kalunga 2015 Etapa Alto Paraíso-GO, com o time feminino.

Os representantes da Universidade de Brasília ainda somam destaques em outras colocações. Em janeiro, os garotos ficaram com o segundo lugar na etapa de Alto Paraíso-GO da Taça Kalunga Rugby Ten. Já as meninas levaram o vice-campeonato no Circuito Brasiliense Seven, realizado no ano passado.

“As conquistas são resultado da organização da equipe”, aponta o treinador do clube, Emilson Muzolon Marques, conhecido como professor Maringá. Ele explica que os times da UnB têm recebido um suporte adequado. “Todos os dias temos treino no Centro Olímpico (CO) e os atletas se dedicam ao esporte por dez horas semanais”, conta o treinador.

Outro ponto de destaque é o ambiente das atividades. “Treinamos em campo, e os jogadores que recebem Bolsa Atleta da instituição possuem acompanhamento nutricional, psicológico e técnico, realizados por profissionais qualificados”, aponta Maringá. A equipe ainda conta com a academia do Centro Olímpico (CO) para condicionamento físico dos atletas.

Foto: Júlia Seabra/UnB Agência

INÍCIO - O clube surgiu da iniciativa de estudantes, que, mesmo sem acompanhamento técnico, reuniam-se nos campos do Centro Olímpico para treinar. A iniciativa ganhou força após ser institucionalizada pela Diretoria de Esporte, Arte e Cultura (DEA/DAC), que contratou o educador físico Emilson Muzolon Marques para ministrar aulas e treinos e estendeu o projeto Bolsa Atleta Universitária da instituição a 12 integrantes do grupo.

Hoje o Clube de Rugby UnB realiza treinos de segunda a sábado, possui uma média de 25 alunos por turma e reúne 50 inscritos na modalidade entre alunos da UnB e comunidade externa. Os treinos são abertos à comunidade e ocorrem no campo 1 do CO.

Horários de treinamento do Clube de Rugby UnB

Segundas, Quartas e Sextas-feiras, das 12h20 às 13h50
Terças e Quintas-feiras, das 20h às 22h
Sábados, das 16h às 18h

Mais informações: www.dea.unb.br

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.