ARTES CÊNICAS

Como parte das atividades, Instituto de Artes irá receber três oficinas com o diretor português João Brites. Inscrições podem ser feitas até dia 25

Foto: Divulgação

 

Durante os meses de dezembro de 2014 e março de 2015, o grupo Teatro do Instante, vinculado à Universidade de Brasília, promoverá atividades de intercâmbio com o grupo Teatro O Bando, de Portugal. A ação contará com algumas atividades gratuitas e abertas ao público.

 

O projeto João Brites no Brasil é patrocinado pelo Fundo de Apoio a Cultura do Distrito Federal (FAC/DF) e prevê a vinda de João Brites, diretor do Teatro O Bando, para ministrar três oficinas em Brasília. Os interessados poderão se inscrever, gratuitamente, por meio de edital, até o dia 25 de novembro.

 

As oficinas estão divididas da seguinte forma:

 

De 9 a 11/12 - Oficina Turma 1

 

Módulo I ? Teatralidade do curso Consciência do Ator em Cena

 

Ministrantes: João Brites e Juliana Pinho

 

Sinopse: O curso Consciência do Ator em Cena é alicerçado numa fundamentação teórica que poderemos genericamente definir como a capacidade do Ator exercer, em tempo real, o seu domínio sobre três Planos de Expressão (Interioridade, Oralidade, Corporeidade) tornando-o mais consciente das suas possibilidades técnicas, do seu virtuosismo artístico e das suas características recorrentes. Pretende-se que o Ator conduza o discurso cênico como o bom condutor de um automóvel, que conversa com quem segue ao seu lado e até é capaz de se emocionar, sem perder por isso, a destreza em realizar com segurança as manobras mais complicadas.

 

Número de participantes: 15 (selecionados por meio de edital)

 


De 12 a 14/12 - Oficina Turma 2

 

Módulo I ? Teatralidade do curso Consciência do Ator em Cena

 

Número de participantes: 15 (05 selecionados por meio de edital e 10 exclusivas para membro do grupo Teatro do Instante)

 

 

 

De 16 a 18/12 - Oficina Turma 3

 

Módulo II - Dilatação do Tempo Presença do curso Consciência do Ator em Cena

 

Número de participantes: 10 (vagas exclusivas para membro do grupo Teatro do Instante)

 

As vagas destinadas a participação por meio de inscrições via edital, são destinadas prioritariamente a atores, dançarinos e artistas de espetáculos, vinculados a grupos de teatro da cidade. As inscrições são gratuitas e estão disponíveis no site http://www.teatrodoinstante.net/, até o dia 25 de novembro de 2014.

 

Além das oficinas, o projeto prevê ainda, a realização do Encontros para a Cena: a [Pós] Explorações - Ciclo Permanente de Discussões, do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPG-CEN) da UnB, uma roda de conversa com demonstração de trabalhos, a realizar-se às 18h do dia 8 de Dezembro de 2014, como atividade do Cometa Cenas - Mostra de Artes Cênicas da UnB.

 

Em Fevereiro de 2015, será a vez do grupo Teatro do Instante ir a Portugal visitar a sede do grupo Teatro O Bando na cidade de Palmela. Lá o grupo de Brasília apresentará o seu espetáculo A Deriva, e dará continuidade aos seus estudos com o grupo português.

 

Por fim, em março de 2015, o grupo, de volta a Brasília irá ministrar duas oficinas para comunidade distrital, com foco no trabalho de intercambio realizado.

 

Mais informações: (61) 8152.3205 e 8119.9443.

 

Foto: Divulgação

 

A reunião no Salão de Atos da Reitoria durou pouco mais de uma hora e reuniu 40 pessoas. Atletas da equipe feminina de futsal, que têm alcançado resultados expressivos em competições universitárias, também participaram do encontro.

 

RECONHECIMENTO – Presente na recepção, a decana de Assuntos Comunitários da UnB, Denise Bomtempo, agradeceu a toda a delegação e fez referências especiais aos treinadores e a equipe da Diretoria de Esporte, Arte e Cultura. “Sem esse trabalho, os resultados que conseguimos não seriam possíveis”, afirmou.

 

A diretora da DEA, Lucila Souto Mayor, disse que a participação da UnB em competições universitárias é apoiada em três pilares: a organização atlética, por meio da AAA/UnB, os programas institucionais, que incluem a concessão de bolsas, e o treinamento desportivo. “Temos ainda muitos desafios. Mas estamos caminhando e temos muitas esperanças de melhorarmos nossos espaços com esse projeto maravilhoso da universíade”.

 

O encontro teve ainda breves considerações do presidente da Federação do Esporte Universitário do Distrito Federal, Rodrigo de Faria, do responsável pela AAA/UnB, Bernardo Ravanello, e do coordenador de esporte da DEA, Carlos Alberto Diniz.

 

SOBRE O TEATRO O BANDO: Fundado em 1974 e constituindo-se como uma das mais antigas cooperativas culturais do país, o Teatro O Bando assume-se como um coletivo que elege a transfiguração estética enquanto modo de participação cívica e comunitária.

 

Na gênese do Bando encontram-se o teatro de rua e as atividades de animação para a infância, em escolas e associações culturais, integradas em projetos de descentralização.

 

Para conhecer mais sobre o Teatro O Bando acesse: www.obando.pt

 

SOBRE JOÃO BRITES - Nascido em Torres Novas - Portugal, 1947, Brites é encenador, cenógrafo e artista plástico português. Fundador e diretor do Teatro O Bando, foi professor do Departamento de Teatro da Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa. Encenou espetáculos e eventos no âmbito da Europália 91 e da Lisboa 94 e coordenou a Unidade de Espetáculos da EXPO 98. Já realizou mais de cem espetáculos com o Teatro O Bando. Tem vários artigos publicados sobre teatro e o processo de criação artística, desenvolvendo um discurso teórico-prático em torno do trabalho do ator.

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.