ESPORTE

Wendell Belarmino ganhou seis medalhas em Lima, no Peru, este ano. Competidor, que se prepara para quatro novas provas nas olimpíadas de Tóquio, visitou a reitora Márcia Abrahão

Foto: André Reis/Secom UnB
O medalhista Wendell Belarmino exibe suas medalhas em visita à reitora Márcia Abrahão. Foto: André Reis/Secom UnB

No mesmo dia em que assinou o contrato para a reforma das pistas de atletismo da Universidade de Brasília, a reitora Márcia Abrahão recebeu a visita de um atleta paralímpico recordista na natação. Wendell Belarmino, 21 anos, é deficiente visual e medalhista paralímpico, vencedor de quatro medalhas de ouro e duas de prata nos Jogos Parapan-Americanos de Lima, no Peru, este ano.

Ele treina de segunda a sábado em uma das piscinas do Centro Olímpico (CO) e agora está se preparando para disputar quatro provas nos Jogos Paralímpicos de Verão de Tóquio. “Wendell é uma das estrelas das competições paralímpicas deste ano e quis vir aqui para agradecer pessoalmente o apoio que vem recebendo da Universidade”, introduziu o diretor do CO, Alexandre Jackson Vianna.

“Graças à estrutura que a UnB oferece, pude me preparar muito melhor para os jogos de Lima. Aqui tem um bloco de saída [na piscina] padrão oficial, o que facilita muito”, disse o jovem. “Wendell tem a melhor saída de um deficiente visual na natação em todo o mundo”, acrescentou o treinador dele, Marcus Lima Espírito Santo.

A reitora reforçou o papel da instituição em “apoiar um atleta tão talentoso” e acrescentou que “o trabalho realizado no CO e na Faculdade de Educação Física de maneira geral não traz resultados apenas de alto rendimento, mas também no que diz respeito ao retorno que damos para a sociedade”.