PONTOS & ENCONTROS

Técnicos e docentes estão convidados a participar do lançamento do projeto institucional, nesta sexta (31), no pátio do térreo da Reitoria

Evento é pensado para integrar servidores e contribuir para a qualidade de vida no trabalho. Arte: DAC/UnB

Palco de trâmites e decisões burocráticas da Universidade de Brasília, o prédio da Reitoria terá, nesta sexta (31), seu momento de arte e leveza. Às 13h, o pátio no térreo do edifício recebe a primeira edição do projeto Pontos & Encontros. Promovido pelos decanatos de Assuntos Comunitários (DAC) e de Extensão (DEX) e pelo Cerimonial (Ceri), o sarau com músicas e poesias tem como proposta principal integrar servidores, docentes e técnicos administrativos, contribuindo para o bom clima organizacional.

A realização do evento veio a pedido da reitora Márcia Abrahão. Na programação de lançamento, estão confirmadas as presenças do saxofonista Alex Freitas, servidor lotado na Diretoria Técnica de Extensão do DEX, do poeta e professor de Literatura Alexandre Pilati e da técnica do Decanato de Gestão de Pessoas (DGP) Lizie Câmara, que apresenta canções em voz e violão. Coordenadora de Planejamento e Alocação de Pessoas, Lizie elogia a iniciativa.

“Considero importante uma oportunidade de encontro como essa. Além de nos tirar um pouco da rotina, nos dá possibilidade de empregar um hobby para tornar o ambiente de trabalho mais agradável”, avalia. Ela antecipa que o repertório trará músicas de carnaval.

O sarau é aberto ao público, com ênfase nos trabalhadores da Reitoria, que podem confraternizar no intervalo de almoço. A duração prevista do evento é de uma hora. Uma das idealizadoras do projeto Pontos & Encontros, a psicóloga escolar Marina Machado, da Coordenação de Organizações Comunitárias (COC/DAC), explica como a atenção à qualidade de vida no trabalho é um dos focos da atividade.

“Com a adesão da UnB à rede de universidade promotoras de saúde, todos os projetos desenvolvidos pela instituição procuram o bem-estar do público interno. O isolamento é uma das prerrogativas de adoecimentos psíquicos, por outro lado, a saúde, o lazer e a criatividade são benefícios proporcionados pela iniciativa”, compartilha.

RENOVAÇÃO  A realização de atividades culturais no espaço do térreo da Reitoria já aconteceu em momentos anteriores. Entretanto, a baixa adesão do público repercutiu na redução de artistas dispostos a compartilhar talentos, minando a continuidade das atrações.

Equipe dos setores envolvidos na organização do projeto posou no local onde acontecerá o sarau. Foto: Raquel Aviani/Secom UnB

Para evitar que isso aconteça, a equipe do Pontos & Encontros produziu um formulário para estruturar o projeto, alinhando a manifestação de interesse dos servidores às atividades propostas e criando um banco de talentos.

Além de disponibilizado on-line, o documento será distribuído aos participantes que forem ao evento desta sexta (31). Tão importante quanto estar lá, é cooperar para que a ação se fortaleça. A previsão é de que as respostas subsidiem uma programação consolidada, a ser divulgada em março.

Para edições futuras, os setores envolvidos planejam acrescentar à lista de atividades: práticas desportivas, oficinas e exposições baseadas em temas apontados pelos potenciais participantes.

*estagiário de Jornalismo na Secom/UnB.