SAÚDE MENTAL

Mês de conscientização acerca da prevenção ao suicídio inspira palestras e rodas de conversa na Universidade

Ações do Setembro Amarelo ocorrem esta semana na UnB. Foto: Rafael Carvalho/Secom UnB

Nesta semana, de 11 a 15 de setembro, haverá uma série de eventos no campus Darcy Ribeiro para promover a conscientização a respeito da prevenção do suicídio. As ações estão inseridas em um movimento nacional de debate do tema e de questões relativas à saúde mental, com o intuito de difundir informação, dissolver tabus e preconceitos e divulgar locais que oferecem apoio a quem possa precisar.

Nesta segunda-feira (11), às 12h30, ocorre roda de diálogo com o tema Saúde Mental na Universidade, na Faculdade de Tecnologia (FT). A conversa terá a presença de dois professores do curso de Engenharia Elétrica, um psicólogo e um representante do Centro de Valorização à Vida (CVV).

A ação faz parte da Semana Amarela IEEE (Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos), organizada por duas estudantes da graduação da UnB: Vitória Carolina Duarte, de Engenharia Mecânica, e Thais Cruz, do curso de Engenharia Elétrica. Além delas, outros alunos participaram da elaboração do evento, cuja agenda inclui minicurso de gestão do tempo, com o método Getting Things Done, no dia 13, às 12h30, na FT; e um “abraçaço”, dia 14, também no horário do almoço.

“Sentimos necessidade de debater o tema, porque a Universidade não fala muito e as pessoas sabem pouco, não conhecem os lugares em que podem buscar ajuda”, observa Vitória Carolina Duarte. A estudante destaca que o período universitário não é, necessariamente, o fator desencadeador do sofrimento psíquico. “O que queremos é que a Universidade não se torne um agravante do processo”, explica. Por isso, as ações do IEEE focam na qualidade do tempo destinado aos estudos, na gestão das emoções e no diálogo. “Queremos que as pessoas saibam que é possível completar a graduação sem sofrimento, apesar de, algumas vezes, não parecer possível”, diz a estudante.

Paralelamente, haverá dois outros eventos, realizados pela Associação Brasileira de Psiquiatria e pelo Conselho Federal de Medicina. O primeiro é o debate Suicídio e estratégias de prevenção, que ocorre quarta-feira (13), às 19h, no auditório 1 do Hospital Universitário de Brasília (HUB). Com entrada gratuita, abordará cinco temas: Ações do Ministério da Saúde na prevenção e tratamento do suicídio; Ações de Prevenção e tratamento do suicídio no HUB; Manejo do paciente suicida; Prevenção do suicídio na infância e adolescência, e Suicídio e uso de álcool e outras drogas. Participarão o coordenador-geral de Saúde Mental do Ministério da Saúde, Quirino Cordeiro Júnior, e os psiquiatras Renato Antunes dos Santos, Maria Dilma Teodoro, André Salles e Maria Célia Vitor de Souza.

O segundo evento será na quinta-feira (14). Haverá um minicurso promovido pela Liga Acadêmica de Psiquiatria da UnB/LAPS com o tema Panorama Geral sobre Suicídio - A Campanha Setembro Amarelo. As psiquiatras Josianne Martins e Renata Figueiredo ministrarão o curso, no auditório 1 da Faculdade de Ciências da Saúde (FS), às 19h.

BUSQUE AJUDA

Centro de Valorização da Vida (CVV) – realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, e-mail, chat e Skype, 24 horas todos os dias. Telefone 141.

Centro de Atendimento e Estudos Psicológicos (CAEP) – atendimento no campus universitário Darcy Ribeiro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h. A marcação de atendimentos é feita por telefone, (61) 3107-9102, às quintas-feiras, a partir das 8h30.

Diretoria da Diversidade (DIV), do Decanato de Assuntos Comunitários (DAC) – localizada no ICC Sul, sala AT 199/7. Telefone: (61) 3107-2645. A DIV fica aberta de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h. Há psicólogos e assistente social. Realiza acolhimento em situações de risco e encaminhamento para acompanhamento clínico para qualquer membro da comunidade acadêmica, estudante, servidor, professor, profissional terceirizado. Realiza, às quartas-feiras, às 16h, rodas de acolhimento. Atualmente, os encontros, acompanhados por um psicólogo, são voltados para mulheres vítimas de violência de gênero. Facebook: @DiversidadeUnB