SAÚDE

HUB foi responsável por 32 das 101 cirurgias feitas no Distrito Federal


O engenheiro elétrico Ademir Borduque, de 67 anos, descobriu uma doença renal crônica há oito anos. Começou o tratamento conservador com medicamentos, até ser encaminhado para a hemodiálise. Durante três anos e meio, precisou fazer três sessões por semana, quatro horas por dia. No ano passado, veio a notícia de que iria receber um novo rim. O transplante foi realizado no Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB/Ebserh/MEC) em dezembro de 2022. “Me sinto muito melhor, agora só venho para o hospital para fazer acompanhamento. A equipe é maravilhosa, só tenho a agradecer”, conta Ademir.

Ademir Borduque realizou transplante renal no HUB em 2022, um alívio diante de seu quadro crítico. Foto: Ascom HUB


Ademir foi um dos 32 pacientes que fizeram o transplante renal no HUB no ano passado. De acordo com a Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), o hospital universitário foi a instituição que fez o maior número de transplantes de rim no Distrito Federal em 2022. No total, foram feitos 101 transplantes renais do DF e o HUB foi responsável por mais de 30% dos procedimentos. Desde 2006, quando foi inaugurada, a Unidade de Transplante do HUB já realizou 408 cirurgias, sendo dez este ano.

“O grande problema do transplante é que não temos órgãos suficientes para atender à demanda de pacientes que precisam transplantar. Essa é uma realidade no mundo todo e temos que fazer todo o esforço possível para conseguir ter aproveitamento máximo desses órgãos, porque eles são recursos raros e muito preciosos”, explica o chefe da Unidade de Transplante do HUB, Gustavo Arimatea. “Aqui no HUB, temos feito um esforço muito grande para aceitar cada vez mais órgãos para os nossos pacientes, aceitando órgãos enviados de oferta nacional, que vem de outros estados. Temos que correr mais contra o tempo, mas temos conseguido nos organizar para fazer esses transplantes e isso tem dado resultado, contemplando um número maior de pacientes”, completa Gustavo.

SOBRE A DOENÇA RENAL – A doença renal crônica caracteriza-se pela lesão irreversível nos rins, mantida por três meses ou mais, e está associada a duas doenças de alta incidência na população: hipertensão arterial e diabetes. Normalmente, ela não provoca sintomas significativos nos estágios iniciais e, quando é descoberta, já está em uma fase bastante avançada, com necessidade de diálise ou transplante. Por isso, manter hábitos saudáveis e exames de rotina em dia são fatores fundamentais para a prevenção e o diagnóstico precoce.

Confira matéria da UnBTV sobre o assunto:

 

Leia também:

>> Iniciativas lançam olhares sobre literatura de autoras negras

>> Lançamento da nova edição da Darcy traz debate sobre a fome no Brasil

>> Um país atravessado pela fome

>> Nova resolução sobre concurso para professor é apresentada no Cepe

>> Projetos da FCE recrutam voluntários para exames cardiorrespiratórios gratuitos

>> Nara Cristina Mendes é a nova auditora-chefe da UnB

>> CAD aprova Política de Assistência Estudantil da UnB

>> Observatório analisa situação socioeconômica do Distrito Federal

>> Projeto divulga histórias alternativas sobre o DF

>> História de luta da Universidade é lembrada nestes 61 anos

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.