HOMENAGEM

Título foi concedido em reconhecimento à excelência profissional e à dedicação pessoal na formação de servidores ao longo da carreira

Aplaudido por amigos, colegas e familiares, Massanobu Sato mostrou-se grato pela jornada como servidor técnico na UnB. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

Com a serenidade que lhe é característica, o servidor aposentado da UnB Massanobu Sato recebeu, entre colegas, amigos e familiares, o título de Mérito Universitário nesta sexta-feira (26). A homenagem foi aprovada na 448º reunião do Conselho Universitário (Consuni), em fevereiro de 2018. Na ocasião, Sato foi apresentado aos conselheiros como um exímio solucionador de conflitos. As qualidades de pacifista e agregador foram reiteradas na solenidade de entrega do diploma.

“Ele sempre resolvia nossos problemas com muita paciência”, reforçou o decano de Gestão de Pessoas, Carlos Mota, que integrou a mesa de honra da cerimônia ao lado da reitora Márcia Abrahão. A colega Priscila Calgaro, escolhida para apresentar o homenageado aos presentes, destacou “dedicação, comprometimento, conduta ética e respeito às normas” como características de Sato em sua jornada na UnB.

Observado pela reitora Márcia Abrahão, Sato exibe o diploma de Mérito Universitário. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

Nascido em Valparaíso, no interior de São Paulo, em 1952, Sato graduou-se e fez especialização em Economia pela Faculdade de Ciências Econômicas de Franca. Atuou na iniciativa privada até 1979, desenvolvendo atividades de gestão, consultoria econômica e orientações normativas. Naquele mesmo ano, ingressou na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), onde ocupou o cargo de técnico em assuntos educacionais.

Em carta lida durante a solenidade desta sexta, a instituição mineira agradeceu ao homenageado pela trajetória e pelo aprendizado compartilhado. “A sensatez, a paciência e a capacidade discreta de resolver as situações mais delicadas sempre estiveram presentes em sua rotina de trabalho. Possuidor de notável responsabilidade, competência e dedicação nas diversas circunstâncias da vida, ele sempre foi um exemplo para nós”, dizia o documento.

Sato ingressou no quadro de servidores da UnB em 2004, aposentando-se em 2012. Colaborou na criação do Decanato de Gestão de Pessoas (DGP) e conseguiu estabelecer, normatizar e sistematizar a Coordenadoria de Orientação à Legislação de Pessoal (Colep/DGP). Também atuou na restauração do corpo técnico da instituição, apoiando a realização de concursos para novos servidores.

Priscila Calgaro apresentou a trajetória de Sato aos presentes. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

“Nos quase dez anos que trabalhei nesta instituição, tive o prazer de conviver com pessoas que contribuíram diariamente com meu crescimento pessoal e profissional”, compartilhou Sato. Em sua fala, ele reconheceu o engajamento dos colegas que atuaram com ele na estruturação da Colep.

“Nada se consegue sem sacrifícios e muita dedicação. O caminho pode ter sido árduo, mas todos da equipe souberam manter a confiança uns nos outros e nunca desistiram de seguir os trabalhos almejados, conforme os princípios do serviço público”, elogiou.

Sato mostrou-se grato por ter trabalhado ao lado da ex-decana de Gestão de Pessoas Gilca Ribeiro Starling Diniz. “Algumas pessoas que conhecemos entram em nossa vida para torná-la melhor. Gilca com certeza é uma delas. Agradeço por todos os ensinamentos, parceria, sabedoria e confiança. O serviço público possui ótimos gestores, mas nem todos são líderes e sua liderança foi essencial a toda a equipe”, agradeceu.

A reitora Márcia Abrahão também fez referência à ex-decana ao lembrar o “trabalho de formiguinha” que fizeram juntos para transformar a antiga Secretaria de Recursos Humanos da UnB em decanato. Márcia destacou a presença do servidor José Avelar dos Santos na cerimônia. “Quando um ex-auditor está presente em uma solenidade como essas, é sinal de que a carreira do homenageado realmente foi ótima, dado os desafios presentes no setor de gestão de pessoas”, destacou.

Alexandre de Freitas homenageou o amigo Sato com canções especiais. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

Para abrilhantar a cerimônia, o servidor técnico Alexandre de Freitas ofereceu ao “colega, companheiro e amigo” as canções Como uma onda no mar, de Lulu Santos, Canção da América, de Milton Nascimento, e Nunca pare de sonhar, de Gonzaguinha, executadas ao violão. “A música fala sobre como superamos as adversidades, bem como Sato sempre nos ensinou", dedicou.

“Em meio ao atual contexto social e político do país, estamos homenageando um homem, um servidor público, um técnico em assuntos educacionais cuja conduta nos guia como um farol diante de tanta incerteza. Obrigado, Sato! Sua presença e seu exemplo permanecem conosco, nos rememorando de nosso compromisso com o serviço público, com nosso país e com os cidadãos e cidadãs que humildemente servimos nessa Universidade”, discursou a servidora Priscila Calgaro.

*estagiário de Jornalismo na Secom/UnB.