CELEBRAÇÃO

Curso de extensão voltado para adultos acima de 45 anos comemorou seu quinto aniversário em sessão solene repleta de jovialidade na Câmara Legislativa do DF

Os experientes alunos da UniSER lotaram plenário e galeria da Câmara Legislativa do Distrito Federal na comemoração dos cinco anos do projeto. Foto: Raquel Aviani/Secom UnB

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) sediou, na última sexta-feira (17), uma animada sessão solene em homenagem aos cinco anos da Universidade do Envelhecer (UniSER), projeto de extensão da UnB. A cerimônia aconteceu no plenário da Casa e reuniu dezenas de alunos do curso de Educador Político Social em Gerontologia, que prepara senhores e senhoras para uma velhice com qualidade de vida.

A turma de canto coral do campus da UniSER em Taguatinga abrilhantou a cerimônia. A festa completa teve bolo e balões brancos soltos no ar em plena Praça do Servidor, localizada no pátio interno da CLDF.

Logo no início da sessão, entusiasmados alunos conversavam entre si e cumprimentavam uns aos outros do plenário para a galeria e vice-versa. A coordenadora e criadora do projeto, professora Margô Karnikowski, da Faculdade UnB Ceilândia, foi efusivamente saudada pelos estudantes ao ser chamada para compor a mesa de honra. Nela sentaram-se ainda a reitora Márcia Abrahão, o deputado distrital Roosevelt Vilela, proponente da sessão, e outros parlamentares e autoridades.

Reitora Marcia Abrahão e idealizadora da UniSER, Margô Karnikowski, foram homenageadas pelos estudantes. Foto: Raquel Aviani/Secom UnB

"Aqui você aprende, aqui só faz crescer, aqui é UniSER!", puxou um aluno, após intensa salva de palmas. Ao receber a palavra, o estudante Jairo de Sousa Júnior também foi recebido sob aplausos. Os gritos de "galã" e "Antônio Fagundes" deram o tom da descontração reinante no evento e no espírito dos cursistas.

Em seu discurso, o estudante agradeceu a iniciativa, parabenizou os educadores envolvidos e compartilhou sua experiência no projeto. "Quando chegou a hora da minha aposentadoria, tive uma certa dificuldade. Minha rotina era pesada", lembrou, acrescentando como o projeto o ajudou a entender melhor a nova fase.

Jairo aproveitou seu espaço de fala na Casa do Povo para chamar atenção à maneira como entende que a reforma da previdência está sendo pensada. "É sobre dinheiro, nada de idosos. Não leva em conta os idosos", manifestou. Mais uma vez, foi aplaudido pelo público.

Ao destacar a relevância da UniSER, a professora Margô Karnikowski também estabeleceu correlações com o contexto atual do país, desta vez, no que diz respeito à educação. "Ninguém silencia ou retira autonomia de uma instituição gerida por uma mulher da qualidade da nossa reitora", afirmou, sob mais aplausos.

UniSER comemorou cinco anos no plenário da CLDF. Para quem ficou até o fim, teve bolo. Foto: Raquel Aviani/Secom UnB

A reitora Márcia Abrahão recebeu gestos de agradecimento e carinho dos alunos, que reconheceram sua postura e seu comprometimento com o projeto. A gestora aproveitou para enfatizar os esforços que têm sido feitos para reafirmar a excelência da Universidade de Brasília aos formuladores de políticas públicas, incluindo o ministro da Educação, Abraham Weintraub.

Ela saudou os envolvidos na Universidade do Envelhecer. "Parabenizo os nossos estudantes, por levarem adiante tão valoroso projeto", disse. Durante o evento, a reitora anunciou a disponibilização de uma carteirinha aos cursistas, no intuito de ajudá-los no acesso ao passe livre.

Outros educadores e parceiros do projeto foram homenageados durante a solenidade. Após as falas da mesa, os alunos que estavam se despedindo do curso dominaram o plenário com uma apresentação musical.