HOMENAGEM

Professores, estudantes, ex-alunos e admiradores se reuniram no auditório Pompeu de Sousa para lembrar a trajetória do professor emérito

“Diga alguma coisa sensível e transformadora”. Era com este tipo de provocação que Luis Humberto Martins Pereira costumava instigar seus alunos de Análise da Imagem, disciplina do curso de jornalismo da UnB dos anos 80 e 90. O testemunho é do ex-aluno Carlos Marcelo, dado em homenagem realizada na Faculdade de Comunicação (FAC), por ocasião da 80º aniversário do ex-professor.

O encontro foi na manhã desta sexta-feira (26). Professores, estudantes e ex-alunos do então Departamento de Comunicação se reuniram para ouvir Luis Humberto compartilhar suas opiniões, análises e memórias de mais de 50 anos dedicados à UnB e à Brasília.

Crítica implacável, humor aguçado e memória aparentemente inesgotável, repleta de boas histórias. Estes são alguns dos ingredientes que tornam os encontros com Luis Humberto atraentes para uma plateia de idade tão variada quanto atenta. “Sou tão antigo que voei na Pan Air”, comentou o mestre de várias gerações de jornalistas e fotógrafos formados pela universidade.

A iniciativa da homengam partiu do professor Marcelo Feijó, que apresentou Luis Humberto como “Arquiteto, fotógrafo e, sobretudo, professor”. Para Feijó, ele mesmo egresso da FAC, Luis Humberto ressalta a dimensão do sagrado na fotografia. “Seu nome está diretamente ligado à história da UnB e à fotografia brasileira”, afirmou.

Dos primeiros dias, quando a UnB era um descampado de terra vermelha, passando pelos anos de ditadura, até os dias de hoje, chegando à era das câmeras digitais, tudo passou pelos relatos do professor emérito.

Luis Humberto brindou os presentes com histórias sobre construção dos primeiros prédios do campus, ao lado de Darcy Ribeiro, dos dias como presidente da Fundação Cultural do Distrito Federal e de sua volta à UnB, como professor da Comunicação.

No encontro do dia 26 houve também momento de forte emoção, como quando o homenageado falou do poeta TT Catalão, seu amigo e parceiro profissional em diversos momentos. Para a UnB, ficou a dica: “A mudança na universidade passa primeiro pela mudança na postura de cada uma”, receitou.

O professor emérito completa 80 anos de idade nesta segunda-feira, 29 de setembro.