Solenidade ocorreu nesta quarta (8) no auditório do IB

Professor Marco Antônio Almeida de Souza recebe o título de Emérito. Foto: Luís Gustavo Prado/Secom UnB

Entre amigos, colegas e familiares, o professor do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (ENC/FT/UnB) Marco Antônio Almeida de Souza recebeu nesta quarta (8) o título de Emérito. A cerimônia de outorga ocorreu no auditório do Instituto de Ciências Biológicas (IB), campus Darcy Ribeiro, Asa Norte. A honraria é concedida aos docentes que atingiram posição eminente em atividades universitárias.

“Só resta a mim agradecer”, disse o homenageado. “Ao saber que receberia essa distinção, realmente me veio um turbilhão de memórias. Tenho que agradecer a muita gente que passou por mim e merece que seja dividida esta honra, todos com quem a gente convive, amigos, alunos, ex-alunos e professores”, ressaltou.

O professor Sérgio Koide da Faculdade de Tecnologia (FT) recordou parte de sua trajetória. “O professor Marco Antônio foi contratado em 1975 logo após terminar o seu mestrado. Nessa época, eu era aluno da UnB e me lembro que os laboratórios eram só nas áreas tradicionais da Engenharia Civil e não tinha coisa alguma em análise de saneamento e qualidade da água. O professor Marco Antônio cria o laboratório em análise de água, basicamente um trabalho solitário, pois era o único professor que atuava na área.”

O vice-diretor da FT, Paulo Celso dos Reis, emocionou-se durante a cerimônia. “Ele influenciou as pessoas de uma forma forte com o seu pioneirismo, sua dedicação, sua garra, com a sua criatividade para colocar todo mundo para trabalhar e com ética, palavra que a gente sempre lembra quando fala do Marco Antônio”, disse. “As minhas palavras são de agradecimento por toda a sua bela trajetória e a uma geração que deu o sangue por essa Universidade”, disse a reitora, Márcia Abrahão. “Por toda a sua contribuição para a formação de pessoas e também para a pesquisa e formação da estrutura da UnB”, continuou.

TRAJETÓRIA – Professor aposentado do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da UnB, Marco Antônio Almeida de Souza é graduado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), mestre em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP) e doutor em Engenharia Ambiental pela Universidade de Birmingham, na Inglaterra. Ingressou na UnB em 1975 como professor colaborador e se aposentou em 2004, seguindo ativo por mais 15 anos como professor voluntário no Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental e Recursos Hídricos (PTARH/FT).

Entre suas principais realizações destacam-se a criação do laboratório de análise de águas em 1975 e disciplinas na área de saneamento ambiental. Criou o primeiro curso de especialização nessa área em 1978 e ajudou a construir os programas de pós-graduação em Engenharia Civil. Com uma vasta produção acadêmica e editorial, atuou também na Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes), na Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb) e no Ministério das Cidades, entre outros órgãos.