ACOLHIMENTO

Estudantes, professores e técnicos administrativos podem se voluntariar para auxiliar estrangeiros no processo de adaptação à Universidade

Arte: Igor Outeiral/Secom UnB

Neste primeiro semestre de 2017, a Universidade de Brasília receberá cerca de 60 estudantes intercambistas de diversos países, entre eles Colômbia, Coreia do Sul, Chile, Espanha, Estados Unidos e Japão. Apesar de todas as dificuldades enfrentadas pelos alunos estrangeiros que chegam para cursar a graduação ou a pós-graduação, como aprender uma nova língua e se habituar a uma nova cultura, a instituição oferece todo o apoio necessário para que a adaptação às diferenças seja a melhor possível.

Por meio do Programa de Apadrinhamento de Intercambistas da UnB, coordenado pela Assessoria de Assuntos Internacionais (INT), eles recebem o auxílio de alunos e servidores voluntários da UnB para se familiarizar com a cultura local, os serviços da instituição e as atividades que deverão desempenhar na academia no período de permanência. Além disso, a iniciativa busca fomentar o intercâmbio cultural, o companheirismo e a solidariedade com a aproximação entre comunidade acadêmica e visitantes.

Os estudantes Gabriel Lazaro e Arthur Costa participaram do Programa em 2016 e enxergaram na iniciativa a possibilidade de conhecer novas culturas. Foto: Júlio Minasi/Secom UnB

Foi com esse intuito que o estudante do curso de Engenharia Civil Gabriel Andrade Lazaro decidiu participar do Programa no ano passado. O graduando, que já havia feito curso de Espanhol, foi escolhido para apadrinhar a aluna colombiana Verónica Varela, que permaneceu no mesmo curso que ele durante um semestre.

Além da oportunidade de dar assistência à intercambista no andamento das rotinas acadêmicas fundamentais, Gabriel viu uma chance de aperfeiçoar outro idioma. “Foi muito bom, porque pude ajudar uma pessoa que está se adaptando ao nosso país. Tem também o outro lado, de praticar a língua, além da própria interação com uma estudante de outro país. Isso acrescenta muito em termos de cultura e experiência”, afirma.

Para a afilhada Verónica, o acompanhamento foi importante para que pudesse conhecer a Universidade e aprender questões da vida local, bem como compartilhar conhecimentos de sua cultura. “Foi uma experiência muito agradável me sentir acompanhada sempre e ver a disponibilidade do meu padrinho para qualquer dúvida que eu apresentava, tanto sobre os processos acadêmicos como gerais”, declara Verónica.

Verónica Varela foi uma das intercambistas contempladas pelo Programa e recebeu o apoio necessário para que pudesse conhecer as rotinas da Universidade. Foto: Arquivo pessoal

RESPONSABILIDADES – Auxiliar o intercambista em sua chegada a Brasília e à Universidade para realização do registro acadêmico é uma das primeiras tarefas a serem assumidas pelo padrinho. Ele pode ainda contribuir em aspectos básicos da vida universitária de um estudante estrangeiro, como acompanhá-lo para efetuar matrícula em disciplinas na coordenação de curso, apresentar os espaços e serviços disponíveis na Universidade – como salas de aula, Restaurante Universitário e Biblioteca Central – e ainda facilitar o acesso ao transporte público da residência para o campus.

Além do apoio para as necessidades acadêmicas, o padrinho deve estar aberto a ajudar o afilhado a se integrar à comunidade com orientações para o desenvolvimento de atividades básicas do dia a dia, como fazer compras, realizar o câmbio de moedas e ligações, ir a restaurantes, apresentá-lo à cidade e a atividades culturais, esportivas e religiosas. “Nosso principal objetivo é fazer com que os estrangeiros se sintam integrados a nossa cultura. E o ganho duplo é que o estudante da UnB voluntário aprende sobre a cultura do estrangeiro”, afirma a coordenadora de Intercâmbio da INT, Priscyla Cunha.

Estudante do curso de Comunicação Social – Audiovisual, Arthur Pontes Costa considerou positiva a experiência de apadrinhar uma pós-graduanda, que veio da Alemanha para intercâmbio. Natural do estado do Pará, Arthur não só a acolheu durante a estadia, explicando o funcionamento da Universidade, mas também aproveitou para conhecer com a afilhada lugares de Brasília que nunca havia visitado e para praticar a língua alemã. “Por mais que eu tivesse contato no curso com pessoas de outros lugares, nunca conheci ninguém que falasse o alemão. Nós nos tornamos amigos”, comenta o estudante, que deseja participar novamente da iniciativa.

INSCRIÇÕES – O programa está com inscrições abertas para a escolha de novos padrinhos até o dia 14 de fevereiro. Os interessados em se voluntariar devem preencher o formulário de inscrição. Podem participar da seleção estudantes de graduação e pós-graduação, professores e técnicos administrativos da UnB.

>> Confira o regulamento do Programa

São escolhidos preferencialmente candidatos que tenham conhecimento da língua do país de origem do aluno estrangeiro ou que estudem no mesmo curso. Os padrinhos deverão acompanhar os intercambistas por seis meses. Ao encerramento das atividades, os voluntários recebem uma declaração de participação no Programa, que conta pontos para seleção em intercâmbios. Dúvidas sobre o Programa e o processo seletivo podem ser esclarecidas em contato com a INT pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo telefone 3107 0457.