QUALIFICAÇÃO

Cursos estão disponíveis a técnicos administrativos graduados que não possuam titulação em pós-graduação stricto sensu

Outubro começou com oportunidades para os servidores técnico-administrativos em efetivo exercício na UnB. Neste mês, estão abertos dois processos seletivos para mestrado profissional: em Economia e em Gestão Pública. O terceiro, em Gestão Universitária, terá edital publicado em breve. Todos têm início de aulas previsto para o primeiro semestre de 2018.

A oferta dos cursos é resultado de ação da Coordenadoria de Capacitação, vinculada à Diretoria de Capacitação, Desenvolvimento e Educação do Decanato de Gestão de Pessoas (Procap/Dcade/DGP), em parceria com a Reitoria. O objetivo é promover a qualificação dos servidores e desenvolver estudos sobre a gestão da Universidade.

De acordo com o decano de Gestão de Pessoas, Carlos Mota, os processos de capacitação realizados na UnB apresentam duas características: a primeira diz respeito à forma como a Universidade deve preparar os servidores para o exercício eficiente dos cargos que ocupam. Para isso, são disponibilizados cursos que contribuam para melhoria do desempenho. A segunda relaciona-se à gestão de carreira. “O servidor mais bem preparado academicamente adquire condições de realizar o desenvolvimento de sua carreira, além de ser contemplado com o incentivo à qualificação”, ressalta.

“Não perca essa oportunidade, pois ela pode ser a sua última chance. Agarre-a e dedique-se, pois os frutos aparecerão em breve”, aconselha o servidor Tiago Mota, sobre as chances de qualificação. Foto: Amália Gonçalves/Secom UnB

CRESCIMENTO O servidor Tiago Mota é diretor de Contabilidade e Finanças do Decanato de Administração (DAF) e cursou o mestrado profissional em Gestão de Finanças Públicas entre 2013 e 2015. Segundo ele, a qualificação rendeu bons resultados.

“Com a conclusão do mestrado profissional, meu salário melhorou consideravelmente, me tornei professor substituto e vislumbro a possibilidade de entrar no doutorado”, conta. Além disso, o diretor afirma que seu desempenho profissional melhorou.

Segundo o decano do DGP, uma das premissas da capacitação é impactar positivamente a oferta de serviços da instituição. “Espera-se, a cada capacitação oferecida, melhor percepção dos usuários em relação à qualidade dos serviços." Ademais, o decano aponta que a capacitação contribui para a melhoria do clima organizacional, ao atender as expectativas dos servidores.

Servidora da FUB desde 1994, Francinilda Barbosa é coordenadora de Execução Contábil no DAF. Em 2014, ingressou no curso de Economia Profissional. Titulada em 2015, ela conta que se surpreendeu com o resultado. “Vi que tinha mais capacidade do que imaginava. Consegui identificar, em muitas leituras, uma forma de pensar que eu jamais teria. Foi um divisor de águas”, relata.

Trabalhando há 23 anos na UnB, Francinilda Barbosa acredita que a pós-graduação abre portas. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

Apesar das dificuldades enfrentadas para conciliar as tarefas profissionais, familiares e estudantis, Francinilda descreve o curso como uma experiência que abre portas “tanto profissionais quanto pessoais". "Posso continuar os estudos, ou lecionar, transmitindo o que aprendi”, almeja.

OPORTUNIDADES  O curso de Mestrado Profissional em Economia está com inscrições abertas até 13 de outubro. Inserido no Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGECO), na área de concentração em Gestão Econômica de Finanças Públicas, o curso oferece 30 vagas.

Para se candidatar, é necessário enviar documentos requeridos pela inscrição por meio do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e pagar taxa de R$ 150. O processo seletivo é composto por prova escrita, avaliação de pré-projeto e de currículo. O resultado final da seleção está previsto para ser divulgado em 27 de novembro.

Já o curso de Mestrado Profissional em Gestão Pública, do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Gestão Pública (PPGP), oferece 22 vagas. O processo será composto por quatro etapas: avaliação de currículo, prova escrita, entrevista e avaliação do pré-projeto.

As inscrições seguem abertas até 27 de outubro. Para participar, é possível candidatar-se presencialmente, na Secretaria de Pós-Graduação em Gestão Pública, na Faculdade UnB Planaltina (FUP), pela plataforma SEI ou por via postal. Deve-se, também, pagar taxa de inscrição de R$ 150.

Os dois cursos estão disponíveis a servidores técnico-administrativos que declarem não possuir titulação em qualquer curso de pós-graduação stricto sensu e serem portadores de diploma de graduação em cursos reconhecidos pelo MEC.

Sobre a expectativa de outros editais, o decano esclarece que são lançados à medida da disponibilidade orçamentária. “Neste exercício, o DGP, por meio da Dcade, está fazendo uso, na maior amplitude possível, dos recursos destinados à capacitação com a oferta desses três mestrados profissionais. A cada exercício se realiza alinhamento entre a demanda apresentada pelos servidores e a capacidade operacional do DGP, que ainda conta com o esforço acadêmico na elaboração dos cursos que são ofertados”, explica.