FESTA

São mais de dois mil selecionados para ingresso ainda no primeiro semestre. Nos próximos dias, calouros devem participar do registro acadêmico

Luiza Brasil, caloura de Ciências Sociais, a amiga Mariana Molon, e a nova aluna de Arquivologia da UnB, Ana Clara Poffo: amizade em êxtase. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

Selecionada para uma das 2.112 oportunidades oferecidas para o primeiro semestre de 2019, Isabela Borges foi uma das 12.260 pessoas que se inscreveram para a terceira etapa do Subprograma 2016 do Programa de Avaliação Seriada (PAS). A família, que esteve presente durante toda a preparação, fez questão de acompanhá-la na hora de conferir a lista final dos aprovados em primeira chamada. “Eles estão abrindo comigo mais este ciclo”, celebra.

O resultado foi disponibilizado às 17h desta quinta-feira (31), pela internet e em murais afixados no campus Darcy Ribeiro. Mais de 400 pessoas, entre pais, professores e familiares, compareceram ao maior campus da UnB para vivenciar expectativas. Novos colegas de Universidade, alunos veteranos também ajudaram a dar o clima de festa, recepcionando os aprovados com muita tinta e sorrisos.

Além do pai e da irmã, a nova caloura de Comunicação Organizacional estava acompanhada da mãe e da madrasta, duas de suas apoiadoras fundamentais no processo.

Isabela Borges comemorou junto com a família a sonhada vaga na Universidade de Brasília. Foto: Thaíse Torres/Secom UnB

“O grande nervosismo dela foi até decidir o curso. Depois disso, ficou muito mais tranquila”, comenta a mãe, Adriana Pereira, que trabalha com orientação profissional.

Antes de decidir em que iria concorrer, Isabela visitou alguns cursos e conversou com a madrasta, Patrícia Barros, que, além de professora da rede pública de ensino, é atriz. “Sempre demos muito apoio e ela tirou muitas dúvidas conosco”, relata.

Pedro Araújo será colega de curso de Isabela. Ele foi conferir o resultado ao lado da mãe e do irmão que estuda Administração na UnB, ele diz que pretende concluir o curso o quanto antes e atuar na empresa da família. “Eu espero que seja um entrando e o outro saindo”, diz a mãe, Anne Araújo. Arthur Brenner, o irmão, está há oito anos no curso e já prestes a se formar. Agora, ele dá dicas ao novo universitário: “É importante não deixar que as coisas se acumulem, seguir tudo direitinho."

Ana Clara Poffo, aprovada para Arquivologia, e Luiza Brasil, de Ciências Sociais, foram acompanhadas da amiga Mariana Molon, aprovada em outras instituições no Rio de Janeiro. As três estudaram juntas no nono ano e mantiveram contato desde então. “É muito bom ver o sucesso de pessoas muito queridas e que se esforçaram tanto”, comemora Mariana.

Anne Araújo, Pedro Araújo, Arthur Brenner e um novo colega de Pedro fazem o símbolo da campanha UnB, sua linda! Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

REGISTRO – Aqueles que foram aprovados pelo Programa de Avaliação Seriada para ingresso no 1º/2019 devem comparecer à Universidade no dia 6 ou 7 de fevereiro para efetuar o registro acadêmico. Antes da etapa presencial, é necessário enviar pela internet os documentos exigidos. O upload deve ser feito pela página de acompanhamento do PAS. A lista de documentos exigidos está disponível na Agenda do Calouro

É a partir do registro que o estudante garante sua vaga na Universidade. Depois do processo, é preciso obter o número de matrícula, entre os dias 18 e 20 de fevereiro, por meio do portal do aluno. Esse número é muito importante e vai acompanhar o aluno durante toda a graduação.

Quem não foi selecionado nessa primeira lista, deve ficar atento à segunda chamada para ingresso ainda no primeiro semestre letivo, que será divulgada em breve no site do Cespe. O candidato não eliminado que não tiver seu nome divulgado nessas listas ainda pode ser convocado para ingresso no segundo semestre letivo. Essa lista será divulgada no dia 15 de março. As aulas na UnB começam no dia 13 de março.