EXCELÊNCIA

Quinze das 17 graduações avaliadas nesta edição ficaram com 5; outras duas tiveram 4. Exame é usado pelo MEC para monitorar qualidade do ensino no país

A qualidade do ensino da Universidade de Brasília foi atestada em mais uma avaliação, desta vez realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC). A instituição teve 15 dos 17 cursos analisados com nota 5, a máxima, no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2018. Outras duas graduações ficaram com nota 4. Os resultados foram divulgados na última sexta-feira (4).

O decano de Ensino de Graduação, Sérgio de Freitas, ressaltou a melhoria do desempenho em relação à última edição, em 2015, quando os mesmos cursos foram avaliados. “A UnB, que já tinha resultados excelentes, se destacou ainda mais. Um dos cursos, que tinha nota 3, subiu para 4, e outro, com nota 4, subiu para 5”, detalhou. “O ensino oferecido pela instituição é diferenciado, integrador, capaz de formar profissionais e futuros pesquisadores de altíssimo nível.”

Veja os cursos da UnB avaliados pelo Enade:

UnB teve 15 cursos com nota máxima no Enade 2018, entre 17 analisados. Arte: Ana Grilo/Secom UnB

As avaliações do Enade são trienais e consideram o rendimento dos concluintes dos cursos em relação à formação geral e específica de cada curso. Participam os estudantes com mais de 80% da carga horária integralizada. As notas obtidas por eles são padronizadas e ajudam a formar o conceito do curso, que pode ir de 1 a 5. O conceito 3 é atribuído aos cursos que estão na média ou próximos a ela, 1 e 2 aos que estão abaixo, e 4 e 5 aos que estão acima.

O vice-reitor Enrique Huelva, atualmente no exercício da Reitoria, celebrou o resultado. “É muito significativo que nossa excelência seja reconhecida também pelo Inep, entidade responsável pela realização das avaliações oficiais do Ministério da Educação”, disse ele. “A graduação é o coração da Universidade, porque concentra o maior contingente de beneficiários. Com o Enade, mostramos aos nossos estudantes e à sociedade brasileira a qualidade do serviço que prestamos”, acrescentou.

O Enade é uma das avaliações consideradas para a composição do Índice Geral de Cursos (IGC), também do MEC, que avalia o desempenho das instituições de ensino superior brasileiras. Além do Exame, são considerados os resultados do Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) – que mede o conhecimento adquirido pelos estudantes durante a graduação – e os resultados da Avaliação do Corpo Docente e do Questionário do Estudante.