SE LIGA!

O que mudou foi o processo seletivo: sai SiSU e entra Acesso Enem UnB. Entenda o que muda já para o primeiro semestre de 2020

Novo processo seletivo substitui SiSU e mira redução da evasão em cursos da instituição. Foto: Secom UnB

A Universidade de Brasília continuará a utilizar as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para ingresso na graduação durante o primeiro semestre letivo de cada ano. O desempenho na avaliação valerá como critério de classificação no novo processo seletivo da instituição, o Acesso Enem UnB. Em julho, a instituição decidiu não utilizar mais o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) para a entrada de estudantes, mas a nota do Enem ainda conta para entrar na UnB. Portanto, quem almeja cursar alguma graduação em 2020 e efetivou sua inscrição no Enem 2019 deve realizar as provas marcadas para os dias 3 e 10 de novembro.

O Acesso Enem UnB vai manter o mesmo número de vagas disponibilizadas pela instituição no SiSU: 25% do quantitativo oferecido anualmente. O processo será organizado pelo Cebraspe, com inscrições gratuitas. O edital com mais informações e o período de inscrição serão divulgados em breve. Por ora, o importante é não deixar de fazer a prova do Enem.

Ao inscrever-se no Acesso Enem UnB, o candidato deverá indicar o curso pretendido e não terá a possibilidade de alterar a pré-opção ao longo do processo seletivo. Para ingresso no primeiro semestre de 2020, serão consideradas apenas as notas do Enem de 2019. O candidato será classificado de acordo com seu desempenho no exame.

A diretora de Inovação e Estratégias para o Ensino de Graduação (Dieg/DEG), Symone Jardim, acredita que a nova forma de seleção contribuirá para a redução da evasão nos cursos da Universidade. Segundo a gestora, um dos problemas para garantir a adesão aos cursos pelo SiSU era o curto prazo exigido para a realização do registro acadêmico, o que impossibilitava o deslocamento dos aprovados com agilidade para efetuar o processo.

Outra questão era a dificuldade de preenchimento das vagas devido a mudança na opção de curso. “Com essa possibilidade oferecida pelo SiSU, muitas vezes o estudante escolhia um curso no qual conseguiria passar com a nota do Enem, mas que não era o desejado. Assim, ele não perdia a oportunidade de ingressar no ensino superior. No entanto, isso gerava desistências posteriormente”, alega.

DECISÃO – Em junho de 2019, foi aprovada, em reunião do Conselho Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), o fim da adoção do SiSU pela UnB. A decisão foi tomada após a comprovação em estudos do alto índice de evasão de estudantes que ingressam pelo sistema de seleção, comparado ao de outras alternativas de acesso, como o vestibular tradicional e o Programa de Avaliação Seriada (PAS).

Para manter a coerência, a etapa de mudança na pré-opção de curso no vestibular e PAS também foi excluída dos respectivos processos. O procedimento era realizado via Sistema Informatizado de Seleção para os cursos de graduação da UnB (SISUnB), mas não valerá mais para as próximas seleções.