VOLTA ÀS AULAS

Cerimônia de Boas-Vindas reuniu cerca de 3 mil pessoas no Centro Comunitário. Atividade foi transmitida ao vivo pela UnBTV, na internet e TV a cabo

Foto: Isa Lima/UnB Agência

 

Pipoca, algodão doce, muita música e intervenções artísticas marcaram a festa de boas-vindas aos calouros que ingressam na Universidade de Brasília no primeiro semestre de 2015. O evento foi realizado na manhã desta segunda-feira (9) no Centro Comunitário Athos Bulcão, campus Darcy Ribeiro. Cerca de 3 mil graduandos participaram da cerimônia, que reuniu estudantes dos quatro campi da universidade.

 

Em seu discurso, o reitor Ivan Camargo fez referência a profissionais formados pela instituição que contribuíram com a história do país, como o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa. "Espero que todos aproveitem e percebam a grandeza da nossa universidade", ressaltou o dirigente, evocando interesse e participação ativa dos estudantes na formação acadêmica.

 

Além do reitor, a vice-reitora Sônia Báo, os decanos e o coordenador-geral do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Caio Oliveira, falaram aos mais novos estudantes da universidade. A cerimônia de acolhimento foi transmitida ao vivo pela UnBTV, na internet e na TV a cabo, permitindo que calouros dos cursos na modalidade a distância (EaD) também tivessem acesso ao evento.

 

Na plateia, a felicidade de entrar para uma das maiores universidades do país estava estampada no rosto de Stephanie Arcs. A jovem de 18 anos aproveitou a atividade de boas-vindas para comemorar o ingresso no curso de Desenho Industrial e deixou sua marca no mural montado pela Diretoria de Esporte, Arte e Cultura (DEA/DAC).

Foto: Isa Lima/UnB Agência

 

“Estou muito curiosa e animada. Quero saber onde serão minhas aulas e o que vou aprender com cada uma delas”, disse a jovem, que cursou o ensino médio em escola pública e ingressou na UnB pelo Sisu.

 

Durante a cerimônia de boas-vindas, o Serviço de Orientação ao Universitário (SOU) propôs a questão "O que é ser universitário?". Vários estudantes registraram suas mensagens no painel montado no Centro Comunitário.

 

Renata Passos escreveu a palavra “reinício”. Ela cursava Letras na instituição quando fez a disciplina sobre a Cultura Surda. “Me apaixonei”, disse. A jovem de 27 anos decidiu tentar o primeiro vestibular para Licenciatura em Libras, foi aprovada e voltou ao Centro Comunitário para comemorar o novo começo.

 

NÃO AO TROTE – Os gestores do Decanato de Assuntos Comunitários (DAC), Denise Bomtempo, e do Decanato de Ensino de Graduação (DEG), Mauro Rabelo, chamaram a atenção para a campanha contra o trote, que vem sendo realizada pela instituição. “Não aceitem ser humilhados, nem que a proposta seja de uma brincadeira inocente”, disse Rabelo.

Reitor Ivan Camargo: espero que todos aproveitem e percebam a grandeza da nossa universidade. Foto: Mariana Costa/UnB Agência

 

O chamado trote sujo é proibido na UnB desde março de 2012, quando foi aprovada, no Conselho Universitário, a resolução contrária às recepções que submetem estudantes a situações degradantes.

 

ARTE COLETIVA – Uma tela branca foi instalada ao lado da plateia, pela Diretoria de Esporte, Arte e Cultura, que também disponibilizou pincéis e muita tinta colorida. O objetivo era que os calouros registrassem expectativas em relação à vivência na instituição.

 

“Pensamos em um ato simbólico, que registrasse o ingresso desses estudantes utilizando a tinta não de forma humilhante, como acontece nos trotes sujos, mas de modo construtivo e artístico”, disse Magno Assis, chefe de serviço artístico e cultural da DEA.

 

Durante a primeira semana de aulas, o painel será exposto no Instituto Central de Ciências e nos campi de Planaltina, Gama e Ceilândia.

 

MÚSICA DA CASA – Pífano, pandeiro, voz e violões. A cerimônia de boas-vindas aos calouros do primeiro semestre de 2015 foi musicalizada por grupos de alunos que se destacaram na edição 2014 do Festival Universitário de Música Candanga (Finca).

Foto: Isa Lima/UnB Agência

 

O grupo Duo Alvenaria, que concorreu ao prêmio na categoria instrumental, ficou responsável por dar início à cerimônia de recepção. A dupla Mariano Toniatti e Ely Janoville interpretou quatro canções com os tons rústicos e dançantes do pandeiro e do pífano.

 

Já o Projeto Cartão Postal animou a festa com estilos de MPB. Os jovens Cássio Eduardo Xavier, Henrique Oliveira e Waggner Caixeta tocaram e cantaram os caminhos da UnB com a música Caçada, de autoria de Cássio Eduardo, entre outras canções.

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.