INFORME

Em mensagem, administração superior afirma trabalhar pela manutenção das atividades acadêmicas e administrativas da Universidade

Desde o início de 2017, vimos informando à comunidade sobre as reduções orçamentárias sofridas pelas universidades públicas federais, incluindo a Universidade de Brasília. Sabíamos, desde então, que atravessaríamos momentos difíceis, que exigiriam coragem e união de nossa comunidade.

A Câmara de Administração e Planejamento (CPLAD) aprovou em 2017, por unanimidade, medidas para a redução dos gastos da UnB – medidas que vêm sendo implementadas pela Administração Superior, a exemplo dos ajustes em contratos de serviços, reformulação da política de estágios, mecanismos para economia no consumo de água e luz, entre outras.

Em assembleia, na manhã de ontem, 24 de abril de 2018, os trabalhadores terceirizados optaram por deflagrar greve, em repúdio a possíveis demissões decorrentes dos ajustes em contratos de serviços. Cabe esclarecer que a Administração Superior vem mantendo mesa de negociações sobre o tema com as entidades de representação.

Atendendo à legislação em vigor, a Administração Superior notificou as empresas prestadoras de serviços sobre o movimento de greve. Tranquilizamos a comunidade de que a Administração Superior está trabalhando para que as atividades acadêmicas e administrativas da Universidade não sejam interrompidas nos próximos dias.

Vimos recebendo muitas manifestações de apoio e solidariedade à Universidade de Brasília. Também nos orgulhamos do esforço das unidades acadêmicas e administrativas, bem como de professores, estudantes e servidores técnico-administrativos que trabalham diuturnamente pelo bom funcionamento da Universidade, a despeito das adversidades.

A UnB, há 56 anos, presta relevantes serviços à sociedade brasileira, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão de excelência, destacando-se como uma universidade de referência no cenário nacional e internacional. Não temos dúvida de que a maior demonstração de resistência a ser dada por nossa comunidade no momento seja manter a Universidade em pleno funcionamento e cumprindo os ideais traçados por seus fundadores, Anísio Teixeira e Darcy Ribeiro, de uma universidade inovadora e comprometida com o desenvolvimento do país.

Márcia Abrahão
Reitora