INFORME

- o posicionamento da Sociedade Brasileira de Infectologia, em 12/03/20;
- a Instrução Normativa SIPEC No. 19, de 12/03/20;
- o Plano de Contingência da Covid no Ministério da Saúde, de 13/02/20;
- o Plano de Contingência da Covid da SES/DF, em 06/02/20 (atualização em 16/03/20);
- o Oficio Circular Nº 32/2020/GAB/SE/MS, de 16.03.2020;
- a profusão de notícias, verdadeiras ou não (página fake news Ministério da Saúde);
- a necessidade de orientação compilada das recomendações gerais constantes dos documentos supracitados, com objetivo de concentrar os posicionamentos federais, aos quais a UnB está submetida.

Conforme recomendações do Ministério da Saúde – por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde – ao Ministério da Educação, visando à prevenção da transmissão, orientamos a nossa comunidade o que se segue:

O novo coronavírus (SARS-Cov2) é um agente relacionado a infecções respiratórias, que podem apresentar-se com um quadro semelhante às demais síndromes gripais (Covid-19). A transmissão ocorre através da sua entrada no trato respiratório pelo contato com gotículas de secreções de pessoas infectadas (tosse ou espirro ou, de forma indireta, em superfícies contaminadas), levando as partículas ao nariz ou à boca através das mãos.

- Adotar medidas de higiene sistemática de mãos (a cada uma hora, p.ex.) e etiqueta respiratória (conjunto de medidas comportamentais que devem ser tomadas ao tossir ou espirrar), conforme amplamente divulgado nas mídias sociais;
- Enfatizar a higienização cuidadosa das mãos com água e sabão, e na falta destes, com álcool em gel.
- Reforçar o uso de lenços de papel, bem como seu descarte adequado;
- Realizar a limpeza e desinfecção das superfícies dos ambientes;
- Evitar compartilhamento de copos/vasilhas/materiais de uso pessoal;
- Estimular o uso de recipientes individuais para o consumo de água, evitando contato direto da boca com as torneiras dos bebedouros;
- Manter, sempre que possível, os ambientes arejados por ventilação natural (portas e janelas abertas);
- Evitar atividades que envolvam grandes aglomerações em ambientes fechados;
- Manter vigilância cuidadosa para indivíduos da comunidade que apresentem febre e sintomas respiratórios (tosse seca, coriza, dificuldade respiratória etc). Nestes casos, orientar procura por atendimento em serviço de saúde, conforme determinação da SES/DF e recomendação médica, mantendo o afastamento das atividades;
- Comunicar imediatamente às autoridades sanitárias a ocorrência de suspeita de caso(s) de infecção humana pelo novo coronavírus (SARS-Cov2);
- Cancelar viagens não essenciais (dentro do país e para o exterior) de docentes, discentes e técnicos administrativos até que o panorama se mostre mais seguro;
- Recomendar a quarentena produtiva (sete dias) àqueles que tenham retornado de viagens, mesmo que assintomáticos;
- Recomendar que pessoas com doenças crônicas, imunodeprimidas, transplantadas, oncológicas, diabéticas etc, e acima de 60 anos (que tenham estados pré-mórbidos em especial), não se exponham a grandes aglomerações por conta do agravamento possível das consequências da Covid-19;
- Indicar a quarentena produtiva (14 dias) para os membros da comunidade que tenham entrado em contato próximo com casos confirmados, prováveis ou suspeitos, mesmo que assintomáticos;
- Procurar unidades de saúde, em caso de contato próximo com casos confirmados, prováveis ou suspeitos, mesmo que assintomáticos.
(visite este site para mais detalhes).

Por fim, é natural que as pessoas se sintam ansiosas diante de um cenário de pandemia inesperada com tais medidas restritivas. Neste momento, a informação e a resiliência são os melhores remédios! É muito importante manter a calma e utilizar canais oficiais e com fontes confiáveis para se informar, evitando compartilhar notícias que não tenham referências fidedignas. Precaução sim, pânico não.

O comitê gestor da UnB (COES) mantém atualização epidemiológica e científica diária para subsidiar a comunidade com informações seguras e orientações corretas.

Adicionalmente, recomenda-se o uso do aplicativo Coronavírus – SUS para iOS e Android com informações sobre a doença, instruções para a população e mapa das unidades de saúde que podem fazer o atendimento em caso de suspeita. Nesse aplicativo é possível tirar dúvidas sobre sintomas, prevenção e outras informações relevantes, como unidades de saúde próximas e notícias oficiais.

Para mais informações detalhadas ou orientações:
Site do Ministério da Saúde
Site GDF
• E-mail Sala de situação UnB: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. (orientações gerais a partir do monitoramento diário da evolução da pandemia)
• Portal da UnB (atualizações do comitê gestor a respeito da Covid-19)
• Demais orientações pontuais/emergenciais: aguardar notas (técnicas, administrativas, acadêmicas) específicas.

Veja no vídeo produzido pela UnBTV as medidas de higiene para se proteger do Coronavírus:

Veja a cronologia do tema na UnB:

>> Informe sobre funcionamento administrativo da UnB no período de suspensão de atividades acadêmicas presenciais
>> Prorrogação do período de suspensão das atividades presenciais

>> Nota do Comitê do Plano de Contingência em Saúde do Covid-19 atualiza informações

>> Informe sobre suspensão de atividades presenciais na UnB

>> Informe sobre coronavírus e atividades acadêmicas

>> Nota do Comitê do Plano de Contingência em Saúde do Covid-19
>> Com aulas prestes a começar, comitê instituído para monitorar o Coronavírus na UnB dá instruções

>> Diretores recebem orientações sobre prevenção e contenção do Coronavírus
>> Nota sobre as ações de prevenção ao Coronavírus na UnB