GESTÃO

Em mensagem, Márcia Abrahão reforça necessidade do isolamento social e aponta iniciativas contra a pandemia

Queridas(os) docentes, técnicas(os) e estudantes,

Espero que estejam bem e passando esses dias em harmonia e com saúde.

As autoridades de saúde e o governo do Distrito Federal seguem com a recomendação de máximo isolamento social. É assim que temos mantido as atividades administrativas e acadêmicas da UnB. Agradeço muito a compreensão e a colaboração de nossa comunidade nesses dias, desafiadores para todos nós. Sem a possibilidade de um abraço presencial, mando, por escrito, aplausos e um sorriso bem largo.

Gostaria de parabenizar as(os) docentes, técnicas(os) e estudantes por todas as ações e projetos para o enfrentamento à Covid-19. Nos contatos que faço com a imprensa, governos e a sociedade em geral, percebo que temos sido bastante reconhecidos e elogiados. Para se ter uma visão mais completa das ações da UnB, lançamos um repositório com muitas informações importantes, de fácil acesso.

Nossas parcerias têm avançado. Um exemplo é a Plataforma de Inteligência Cooperativa com Atenção Primária à Saúde para o enfrentamento da Covid-19 nos territórios, lançada no dia 29 de maio, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Brasília, no âmbito do Parque Científico e Tecnológico (PCTec) da UnB. A Plataforma auxiliará a tomada de decisões relativas ao enfrentamento da doença no Distrito Federal e em municípios vizinhos. Contamos com recursos federais e distritais para o projeto e também com o Banco do Brasil, que doou mobiliário a ser usado pelos pesquisadores. Eles estarão instalados no prédio ocupado por quase 26 anos pela empresa Autotrac, em frente à sede da Fiocruz Brasília. A rápida adequação física do espaço se deve ao empenho dos nossos servidores.

Já o Hospital Universitário continua dando exemplo de competência e compromisso social. Além de todas as atividades voltadas para a população do DF, está capacitando médicos e enfermeiros voluntários da Força Nacional do SUS para atuar em Manaus, uma das cidades mais atingidas pela doença no país. Trinta profissionais já foram capacitados e estão agora no Amazonas. A equipe do HUB, da qual fazem parte muitos servidores da Universidade, é sensacional.

O esforço conjunto nos deixa muito esperançosos. Em relação aos 115 projetos aprovados pelo Comitê de Pesquisa, Inovação e Extensão de combate à Covid-19, a FAP-DF, vinculada à Secretaria de Ciência e Tecnologia, nos informou na semana passada que selecionou 28 para financiar, totalizando R$ 12,5 milhões. Esse valor se soma a quase R$ 10 milhões disponibilizados pelo Ministério da Educação (MEC). Há ainda projetos financiados pelas próprias unidades acadêmicas proponentes.

A comunidade interna solicitou e novo edital de prospecção de projetos foi lançado na última semana. Isso é importante para que possamos organizar institucionalmente as iniciativas e dar transparência na aplicação de recursos. Temos certeza de que o Comitê receberá mais propostas excelentes. Estamos também finalizando procedimentos com a Finatec para receber todos os tipos de doação, de modo a viabilizar as propostas. Quero fazer um agradecimento especial à diretoria e ao Conselho da fundação de apoio, que não têm economizado esforços para atender à UnB.

A Administração Superior vai financiar projetos internos para as próximas fases da pandemia. Amparadas nas recomendações do Comitê Gestor do Plano de Contingência da Covid-19 da UnB (COES), comissões trabalham para avaliar cenários e planejar as atividades futuras. Questionários específicos foram encaminhados pelo COES e pelo Decanato de Pós-Graduação às unidades acadêmicas e administrativas. Em breve, diretores, coordenadores e a comunidade em geral serão chamados para contribuir com o planejamento e a execução das ações, para que a UnB continue dando exemplo de atuação no combate à Covid-19, interna e externamente.

O Decanato de Assuntos Comunitários (DAC) e o COES já têm feito trabalho exemplar no que se refere ao cuidado da comunidade interna. Dentre as diversas ações, publicaram recentemente o Plano de Contingência em saúde mental e apoio psicossocial para enfrentamento do novo coronavírus (SARS-CoV2). Vale a pena conhecer e divulgar. Destaco também os projetos e ações da Biblioteca Central e da Editora UnB. Não deixe de dar uma conferida.

Aproveito para convidar todos a participar ativamente, na próxima quinta-feira, 7 de maio, da Marcha Virtual pela Ciência, por meio de vídeos e atividades organizadas pela Administração Superior da UnB, pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Não posso encerrar esta mensagem sem parabenizar e agradecer a nossa comunidade pelo Sistema Integrado de Gestão das Atividades Acadêmicas, o SIGAA, em operação a partir desta terça-feira, 5 de maio. O sistema faz parte do grande esforço que temos feito para a simplificação e modernização de processos na UnB, a fim de dar melhor qualidade e conforto ao nosso trabalho. Devido à complexidade da mudança, parte significativa dos técnicos e docentes se envolveu para colocar o sistema em funcionamento.

Sei que continuamos com muita saudade uns dos outros e torcendo para esta difícil fase terminar logo, para estarmos juntos novamente na UnB. Enquanto não conseguimos ultrapassar este enorme desafio, o melhor a fazer é ficarmos afastados fisicamente, mas próximos na expectativa do reencontro e de um futuro melhor. Cuidem-se, com carinho, cultura e ciência.

Grande abraço,

Márcia Abrahão