15 DE OUTUBRO

Em mensagem, Márcia Abrahão e Enrique Huelva destacam capacidades de aprendizado e adaptação dos professores frente às condições impostas pela pandemia

Queridas(os) colegas docentes,

A docência é um dos ofícios mais ricos e complexos de nossa sociedade. Se essa constatação já era verdadeira até antes da chegada do novo coronavírus ao país, tornou-se ainda mais evidente nos meses que se seguiram. Desde que fomos levados a restringir a circulação de pessoas e a realizar atividades de ensino em modo não presencial, reforçamos a importância de nosso aprendizado constante. Agora, dentro de uma situação inédita.

Aprendemos a lidar com um novo contexto desafiador, impensável até pouco tempo atrás. Aprendemos a reconhecer nossos potenciais e fragilidades quando o assunto são as novas tecnologias. Conhecemos melhor o Moodle, a principal plataforma de ensino on-line da UnB – em quatro meses, mais de 1,5 mil professores se dedicaram a uma formação básica.

Aprendemos a gravar vídeos, buscar a melhor luz e o enquadramento correto. Procuramos recursos audiovisuais complementares, vasculhamos páginas na internet e canais no YouTube para enriquecer nossas aulas. Participamos de lives, trocamos experiências, auxiliamos nossos colegas. Pedimos ajuda, dicas, sugestões.

Aprendemos a usar novas ferramentas de comunicação com estudantes, ampliando o diálogo por e-mail, pelo WhatsApp, por chats, por fóruns, pelo SIGAA – e tudo isso em meio às atividades de pesquisa e extensão, que estiveram em pleno funcionamento durante a pandemia. Não poupamos esforços para fazer o semestre acontecer.

Aprendemos a nos apoiar ainda mais no trabalho incansável dos técnicos da UnB, que nos ajudaram a viabilizar bancas, seminários e eventos. Realizada pela primeira vez em modo 100% virtual, nossa Semana Universitária teve público recorde, com mais de 26 mil participantes.

Aprendemos, por fim, a mergulhar em profundidade no mundo digital, esse universo ainda tão misterioso, mas cheio de possibilidades, para hoje e para o futuro.

Sabemos que as condições estão longe do ideal. Não cabe romantizar um cenário que advém de uma crise na saúde pública, complexa e em busca de soluções. Entretanto, o aprendizado é extremamente valioso, em âmbito individual e coletivo.

Neste 15 de Outubro, rendemos nossas homenagens aos docentes da Universidade, que mais uma vez não se acanharam diante das dificuldades. Que reinventaram modos de aprender ensinando e de ensinar aprendendo. Nosso muito obrigada. Vocês fazem a Universidade de Brasília ser excelente e servir de exemplo para toda a sociedade.

Um abraço,

Márcia Abrahão Moura