BOAS FESTAS

Em texto à comunidade acadêmica, reitora Márcia Abrahão e vice-reitor Enrique Huelva destacam feitos da UnB em 2020

O ano que se encerra foi repleto de desafios. Nossa sociedade precisou lidar com uma situação inédita, que trouxe a ainda traz muitas incertezas em relação ao futuro. Tivemos de enfrentar notícias tristes, a partida de pessoas queridas e os efeitos do distanciamento social. A casa virou o ambiente de trabalho e de estudo, com as vantagens e desvantagens que isso pode trazer.

Na Universidade de Brasília, lançamos mão de atividades acadêmicas remotas de forma ampla pela primeira vez em nossa história. Nos preparamos para isso, com atenção e responsabilidade. Mapeamos as distintas realidades da comunidade, auxiliamos os que precisavam de apoio para acesso à tecnologia, discutimos de maneira aberta e exaustiva as regras para um semestre tão diferente – que, graças ao esforço de todos, foi feito integralmente.

Enquanto isso (e desde o início da pandemia), professores, técnicos, estudantes e pesquisadores davam mostras de solidariedade, atuando em várias iniciativas de combate à covid-19. Os projetos, em várias áreas do conhecimento, o constante monitoramento epidemiológico e o atendimento na linha de frente no Hospital Universitário são exemplos claros do compromisso da UnB com a sociedade.

Foram momentos difíceis, mas o cuidado com o outro e a busca pelo conhecimento científico nos guiaram – e continuarão guiando em 2021. Obrigado a todos pela parceria! Seguiremos juntos, ainda que momentaneamente separados.

Feliz Natal e um ótimo Ano Novo!

Um abraço,

Márcia Abrahão