INTERNACIONALIZAÇÃO

Entrega de documento que celebra os 800 anos da universidade espanhola fortalece laços de cooperação internacional

Ricardo Munoz, embaixador da USAL, entrega dossiê à diretora da INT Sabine Gorovitz. Foto: Amália Gonçalves/Secom UnB

A Universidade de Brasília recebeu, na tarde desta quarta-feira (21), dossiê comemorativo pelos oito séculos de fundação da Universidade de Salamanca (USAL). O documento faz parte das comemorações internacionais e registra a história e fatos notáveis da instituição de ensino superior público da Espanha.

“A entrega desse importante dossiê representa a relevância da UnB em âmbito acadêmico nacional e internacional”, disse Ricardo Munoz, embaixador da USAL no Brasil, sobre a escolha da Universidade de Brasília como instituição do país agraciada com a honraria.

O dossiê foi entregue à Assessoria de Assuntos Internacionais (INT) da UnB e mostra os esforços entre as universidades para fortalecer os laços de cooperação internacional. Para a INT, a homenagem é um ato de consideração à comunidade acadêmica da UnB e a aproxima de uma instituição de grande renome internacional.

Em 2001, a USAL fundou o Centro de Estudios Brasileños com o objetivo de divulgar a realidade brasileira na Europa e da cultura e língua espanhola no Brasil. Junto à UnB, a universidade promove intercâmbios para docentes e discentes dos dois países, por convênios diretos ou por meio de bolsas de estudo de entidades privadas.

A comemoração da universidade se estenderá por todo o ano e foi qualificada como Acontecimento de Estado pelo governo da Espanha.

*Estagiário de Jornalismo na Secom/UnB.