INTERNACIONAL

Realizado na Faculdade de Direito pela Embaixada da Alemanha, evento trouxe pesquisador internacional para falar sobre populismo

Christoph Bundscherer, da Embaixada da Alemanha, reitora Márcia Abrahão e ministra Cármen Lúcia, do STF, na abertura do 1º Fórum de Democracia Brasil-Europa. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

A Universidade de Brasília recebeu, nesta segunda-feira (18), a 1ª edição do Fórum de Democracia Brasil-Europa, com uma palestra do professor Jan-Werner Müeller, da Universidade de Princeton, nos Estados Unidos. Müeller, docente da área de ciência política, é autor do livro What Is Populism? (O que é populismo?, inédito no Brasil) e falou sobre o assunto no Auditório Joaquim Nabuco, da Faculdade de Direito.

Na abertura do fórum, a reitora Márcia Abrahão comemorou o fato de a plateia estar repleta de estudantes e de o assunto ser tão pertinente. “Nos honra muito receber um evento de tamanha qualidade, sobre um tema de grande importância, para diversas nações”, destacou. “A UnB, instituição fundada a partir de princípios democráticos e protagonista de seu tempo, continua cumprindo sua função pública, de fomentar o debate e a reflexão teórica”, acrescentou.

Jan-Werner Müeller, autor de livro sobre populismo, deu palestra na Faculdade de Direito. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

Ao lado da reitora, a ministra do Supremo Tribunal Federal Cármen Lúcia também lembrou que a UnB foi criada sob o signo da liberdade e da democracia. Em uma saudação aos presentes, ela mencionou a satisfação de estar entre estudantes e o desafio de fazer com que todos tenham conhecimento sobre seus direitos e deveres. “Há 30 anos batalho para que cada escola deste país tenha um exemplar da Constituição Federal”, disse.

A atividade inaugurou uma série de eventos que serão organizados este ano, em diversas cidades, pela Embaixada da Alemanha. “O Estado de direito não é uma conquista garantida”, frisou o ministro da Embaixada da Alemanha, Christoph Bundscherer, também durante a abertura. “Esse assunto traz inúmeros desafios, em todo o mundo”, disse.