COOPERAÇÃO INTERNACIONAL

Obra relata os dez anos do acordo Euromime e avalia resultados e efetividade do programa na Universidade de Brasília

 

Em comemoração a uma década de participação da Universidade de Brasília no programa de imersão Erasmus Mundus, foi publicado, em setembro, o livro “Euromime: Connecting Academic Territories”. O lançamento ocorreu na Universidade de Poitier na França.

 

Composto por sete instituições universitárias distintas na Europa e na América Latina, o Consórcio Euromime é um projeto de cooperação e de pós-graduação internacional para universitários realizar mestrado em Engenharia de Mídias para a Educação.

 

A obra relata os dez anos do consórcio e avalia resultados e efetividade do programa. É escrito por Gilberto Lacerda, coordenador do consórcio na UnB, e em co-autoria, José Vieira, especialista em Educação Superior, e Thomas Petit, ex-aluno Euromime e doutorando na Faculdade de Educação (FE).

 

Por ter sido financiado com recursos públicos da União Europeia, o livro terá distribuição limitada. A Biblioteca Central da UnB contará com exemplares. Além disso, a FE e cada Programa de Pós-Graduação em Educação do país receberá um exemplar. Cada universidade consorciada também receberá 100 exemplares.

 

VANGUARDA - O curso de mestrado em Engenharia de Mídias para a Educação tem como objetivo a formação de mestres e gestores de projetos educativos envolvendo as aplicações pedagógicas das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs).

 

Em cada etapa desse percurso, os estudantes e professores se encontram em imersão, tanto acadêmica quanto linguística e cultural dos países conveniados.

 

Gilberto Lacerda, coordenador do consórcio na UnB, aponta que se trata de um dos mais importantes programas Erasmus Mundus, sendo financiado totalmente pela União Europeia.

 

“Nossa universidade situa-se na vanguarda mundial na formação de novos engenheiros de mídias educativas. Essa iniciativa também é importante, porque se beneficia de um intenso trânsito de alunos do mundo todo, que aqui vêm estagiar, bem como de professores, que aqui vêm participar de atividades de cooperação acadêmica”, explica Lacerda, sobre a participação da UnB.

 

Um artigo derivado do livro fará parte da edição especial da Revista Brasileira de Pós-Graduação da CAPES.

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.