EDUCAÇÃO

Junto ao evento também ocorrerá o I Encontro do Ensino de Sociologia do Distrito Federal, com a presença de pesquisadores nacionais e internacionais

Confira a programação completa está no site do evento. Foto: Secom UnB

A Universidade de Brasília sediará, entre os dias 7 e 10 de novembro, o Congresso Internacional do Ensino das Ciências Sociais e o I Encontro do Ensino de Sociologia do Distrito Federal. Criado esse ano, o evento tem o objetivo de expandir e levar a discussão sobre a temática ao nível internacional. Com esse propósito, vai reunir pesquisadores do Brasil, Espanha, Canadá, Uruguai, Argentina, França e Austrália.

Na organização do congresso está o docente do Departamento de Sociologia (DAN/ICS/UnB) Marcelo Cigales atuando como coordenador geral junto aos coordenadores adjuntos: o professor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) Cristiano Bodart e o docente Amurabi Oliveira da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais (Abecs) também participa da organização.

Marcelo Cigales aponta que a decisão para criar o Congresso Internacional mostrou-se da necessidade de ampliar e fortalecer a rede de eventos, que debatem as perspectivas metodológicas em torno do ensino das ciências sociais.

“A ideia do evento foi concebida de uma contextualização, porque temos um campo de pesquisa sobre o ensino das ciências sociais, temos a Associação Brasileira do Ensino de Ciências Sociais (Abecs), da qual eu faço parte da diretoria executiva nacional, e outros encontros nacionais. Temos já na sua nona edição o Encontro Nacional de Sociologia na Educação Básica, que acontece a cada dois anos e antecede o Congresso Brasileiro de Sociologia”, explica.

A estimativa de público é de 500 participantes entre pesquisadores, estudantes da graduação, pós-graduação e docentes da educação básica até a pós.

"O objetivo do congresso é justamente internacionalizar o debate do ensino das ciências sociais", ressalta o coordenador geral do evento, Marcelo Cigales. Foto: Arquivo pessoal

PARTICIPAÇÕES – Dentre as convidadas internacionais estão as pesquisadoras canadenses Annette Tézli e Katherine Lyon, que farão a conferência de encerramento para debater as tecnologias digitais de comunicação e informação no ensino de sociologia.

Outra parceria internacional foi com a docente Raewyn Connell da Universidade de Sidney (Austrália), referência mundial em sociologia e estudos de gênero. A professora irá fazer a conferência de abertura para discorrer a respeito da democracia na educação em ciências sociais. As duas palestras serão feitas no modo híbrido com os coordenadores participando presencialmente e as docentes do exterior, de forma on-line.

Da Europa estará o professor assistente Igor Martinache, da Universidade de Paris-Nanterre (França), em uma mesa para abordar o ensino das ciências sociais e a cidadania. E a docente Ana Maria Badanelli, da Universidade Nacional de Educação a Distância (Espanha), vai tratar sobre livros didáticos e o ensino de sociologia. Dos países sul-americanos também participarão os professores Juan Pedro Blois, da Universidad Nacional de General Sarmiento (Argentina), e Dinorah Martinez, do Instituto Professor Artigas (Uruguai).

“Eu e os coordenadores adjuntos estamos mobilizando essa rede internacional, pois a nacional já é consolidada, tem vários pesquisadores e um campo de pesquisa para discutir o ensino de sociologia. Assim, o objetivo é fortalecer e ampliar esses laços para trabalharmos na formação de docentes e auxiliar as licenciaturas também na formação de professores de ciências sociais”, explica Cigales.

INSCRIÇÕES – Para participar, é necessário realizar inscrição no portal do Congresso, que estará disponível até o dia das palestras.

Mais informações a respeito da programação completa, mesas, lançamento de livros e oficinas pedagógicas estão disponíveis no site do evento e no perfil do instagram @lab.leliagonzalez do Laboratório de Ensino e Sociologia Lélia Gonzalez (Lelia/SOL/ICS).

*estagiária de Jornalismo na Secom/UnB