INTERCÂMBIO

Com a proposta de debater o papel da universidade no desenvolvimento socioeconômico, grupo que reúne instituições ibero-brasileiras pretende ampliar parcerias em ciência, tecnologia e informação

A reunião do Grupo Tordesilhas, que reunirá líderes de 55 universidades ibero-brasileiras, será ótima oportunidade de networking e para novos projetos e acordos. Arte: Isabel Landin/Secom UnB

No período de 5 a 7 de novembro, a Universidade de Brasília receberá os representantes das 55 instituições que participarão do XXII Encontro de Reitores do Grupo Tordesilhas. Na primeira vez em que é realizado em Brasília, o encontro terá como tema O papel da universidade no desenvolvimento socioeconômico.

“A cada ano, esse encontro é realizado em uma das universidades que fazem parte do grupo. Este ano, estamos na incumbência de realizar esse grande encontro”, explica o vice-reitor da Universidade de Brasília, Enrique Huelva.

Ele reforça que essa reunião de representantes de tantas instituições é uma oportunidade única. “Ter tantas universidades representadas pelos seus reitores, trocando experiências, ideias sobre cooperação e projetando novos programas de cooperação é bastante difícil e benéfico para discutir a internacionalização das universidades”, reflete.

Criado em 2000, o Grupo Tordesilhas é uma rede acadêmica que reúne universidades do Brasil, Portugal e Espanha, com o intuito de promover a colaboração acadêmica, cultural e socioeconômica, nos campos de ciência, tecnologia e inovação. Atualmente, o grupo é presidido pela Universidade de Brasília, que integra o grupo desde 2014.

“Estar na presidência do Grupo Tordesilhas foi um marco em nossa jornada acadêmica, que reforçou a colaboração entre universidades de língua portuguesa e espanhola, enriqueceu programas de doutorado e a produção de conhecimento”, afirma a reitora Márcia Abrahão.

A gestora destaca que a posição à frente do grupo foi estratégica para a elaboração de políticas de internacionalização da Universidade, que serviram de modelo para outras instituições. “Temos compromisso com a internacionalização, o desenvolvimento de pesquisas de alto nível e a promoção do diálogo entre instituições de ensino superior”, reitera.

PROGRAMAÇÃO – Com a proposta de discutir o papel das universidades no desenvolvimento socioeconômico dos países, a edição organizada em Brasília contará com a palestra inaugural, na segunda-feira (6), ministrada pelo professor da Universidade de Valência (Espanha) José Manuel Pastor.

“Ele é o coordenador geral de uma pesquisa que aborda o papel das universidades no desenvolvimento do país”, revela o vice-reitor.

A proposta do conferencista é apresentar todo o conjunto de metodologias e dados dessa abrangente pesquisa, desenvolvida por muitos pesquisadores. O impacto das universidades na consolidação da democracia nos países, no combate às desigualdades e na melhoria do meio ambiente deve ser abordado.

Ainda na segunda-feira, a programação debate inclusão social e inovação, em mesas com representantes dos três países. Já no último dia, terça-feira (7), abordará modelos e políticas de internacionalização e reunirá os seis Colégios Doutorais do grupo.

A UnB integra o Colégio Doutoral de Enfermagem, que atua na troca de experiências e cooperação científica dentro dessa temática. O XIV Encontro do Programa de Enfermagem do Grupo Tordesilhas e VII Encontro do Colégio Doutoral Tordesilhas Enfermagem acontecem no sábado (4), na Faculdade Ciências da Saúde (FS).

“Anualmente, apresentamos relatórios e resultados, com realização de seminários internacionais, reuniões científicas e administrativas, relatos de experiências exitosas dos doutorandos que estiveram envolvidos e vivenciaram o intercâmbio”, conta a professora do Departamento de Enfermagem, Maria Cristina Rodrigues.

O encontro de reitores é uma oportunidade de reunir os líderes das universidades ibero-brasileiras e definir as abordagens do grupo para 2024. Durante o encontro, também ocorrerá a Assembleia Geral, onde será oficialmente anunciada a nova presidência do grupo.