GESTÃO

A cerimônia de posse acontecerá nesta quinta-feira (24) no MEC. Em seguida, haverá a solenidade de transmissão do cargo na Universidade

Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

Nesta quinta-feira (24), a professora Márcia Abrahão será empossada como reitora da Universidade de Brasília em cerimônia que ocorrerá no Ministério da Educação, às 15h, com participação das autoridades da UnB e do MEC.

Em seguida, haverá cerimônia pública de transmissão do cargo, às 18h, no Anfiteatro 10 da Ala Sul do Instituto Central de Ciências (ICC). Na ocasião, a nova reitora deve dar posse a Enrique Huelva como vice-reitor e apresentar os novos decanos da Universidade. A solenidade também poderá ser assistida pela UnBTV. Haverá transmissão ao vivo no Anfiteatro 9.

Márcia Abrahão e Enrique Huelva foram escolhidos pela comunidade acadêmica para a gestão do próximo quadriênio (2016 a 2020) com 53,34% dos votos válidos. Na última terça-feira (22), a indicação foi ratificada pelo presidente Michel Temer em decreto de nomeação publicado no diário oficial.

Perfil

Márcia Abrahão – Docente da Universidade de Brasília desde 1995, Márcia Abrahão Moura será a primeira mulher a exercer o cargo de reitora efetiva na instituição. Possui graduação (1986), mestrado (1993) e doutorado (1998) em Geologia pela UnB, com período sanduíche na Université d'Orleans e BRGM, na França. É também pós-doutora (2003-2004) pela Queen’s University, no Canadá, na área. Além do ensino na graduação, acumula experiência como pesquisadora do CNPq e membro do Programa de Pós-Graduação em Geologia, um dos únicos na UnB com conceito 6 na avaliação da CAPES.

Natural do Rio de Janeiro (RJ), mudou-se para Brasília em 1980 e sua trajetória está ligada à UnB desde 1982, quando ingressou para o curso de Geologia. Posteriormente, também fez mestrado e doutorado na Instituição e passou a integrar seu quadro docente.

Desde 2014, é diretora do IG, unidade na qual também exerceu a vice-direção. Foi decana de Ensino de Graduação, de 2008 a 2011, quando coordenou o Programa de Reestruturação Universitária (Reuni), processo de liberação de recursos para expansão acadêmica, de infraestrutura e dos campi da Universidade.

Entre as principais pautas de seu mandato como reitora estão implementar a flexibilização da jornada de trabalho para os servidores da UnB, o incentivo à capacitação, a ampliação das políticas de acolhimento e permanência, a modernização da infraestrutura e o estímulo à excelência no ensino e aprendizagem.

Enrique Huelva –  Linguista, professor e pesquisador, Enrique Huelva é diretor do Instituto de Letras desde fevereiro de 2014, após ter atuado como coordenador dos cursos noturnos de Graduação, chefe do Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, vice-diretor do Instituto de Letras e coordenador do Núcleo de Recursos e Estudos Hispânicos. É, também, diretor-geral do Instituto Confúcio na UnB.

Desde 2002, ministra aulas no curso de graduação em Letras e no Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada. Possui mestrado em Filologia Germânica, Filologia Hispânica e História e doutorado em Linguística pela Universidade de Bielefeld (Alemanha), onde atuou como professor de Filologia Hispânica entre 1997 e 2002.

Veja o perfil completo dos gestores.