Agilidade e eficiência no atendimento às requisições de serviços relacionados à infraestrutura da Universidade de Brasília. Essa é a principal meta do novo módulo do Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC), que entrou em operação nesta semana.
A plataforma engloba pedidos de serviços elétricos, hidráulicos, de manutenção predial ou de equipamentos, carpintaria, serralheria, marcenaria, parques e jardins, resíduos perigosos, chaveiro, extintores de incêndio.
Direcionadas à Prefeitura da UnB (PRC), as solicitações destes serviços passam a ser feitas exclusivamente pelo módulo de infraestrutura do SIPAC. A ferramenta até então utilizada para essas requisições, o Sicos, já está fora de operação.
Para acesso ao SIPAC, é preciso cadastro específico. Os gestores de cada unidade indicam dois servidores responsáveis pelos processos, os chamados requisitores de serviços. Mas o encaminhamento das requisições à PRC só é concluído mediante autorização da chefia do setor.
A diretora de Administração e Logística da Prefeitura da UnB, Ana Cristina Silva, avalia que a novidade contribuirá para a melhoria da gestão interna dos processos. “A ferramenta permite ao usuário fazer o acompanhamento da requisição e emite relatórios gerenciais. Com isso, o gestor tem o controle dos serviços que sua unidade demanda à PRC”, explica.
“O bloco de infraestrutura simplifica fluxos e facilita relatórios. Consegue rastrear todos os chamados feitos e todas as etapas do atendimento. E possui integração com outros módulos. Essa é a grande vantagem”, completa Marcelo Karam, gerente técnico do SIG-UnB.
A Prefeitura também fará esse monitoramento, com o intuito de observar atendimento, evolução e efetivo andamento dos serviços. “Teremos condições de verificar se está tudo como o planejado e se a unidade está satisfeita. Ou quais aspectos podem ser aprimorados”, acrescenta Ana Cristina.
CAPACITAÇÃO – Em parceira com a Coordenadoria de Capacitação (Procap/DGP) e o Centro de Informática (CPD), a PRC está realizando treinamentos para o uso da ferramenta. Até o momento, foram feitas duas ações. A primeira voltada aos servidores da PRC que trabalham com o módulo. “Foi uma atividade prática, para demonstrarmos os fluxos”, aponta Jaqueline Barcellos, servidora da PRC.
A segunda capacitação foi externa, tendo os requisitores de serviços como público-alvo. Além de apresentar a nova plataforma, houve destaque para as principais diferenças em relação ao Sicos, o sistema anteriormente usado para a interlocução com a Prefeitura da UnB.
“Fizemos uma simulação no módulo. Os participantes puderam cadastrar uma requisição, tiramos dúvidas quanto à operacionalização do sistema. Nesta quinta-feira (6), haverá outro treinamento e já temos 80 servidores inscritos”, ressalta Jaqueline.
De acordo com a administradora, os servidores da PRC não estão tendo problemas com a novidade do SIPAC. “Temos multiplicadores em alguns setores da PRC e eles auxiliam aqueles com mais dificuldade na operacionalização da ferramenta. Contamos também com o apoio técnico do CPD."
A PRC irá disponibilizar em seu site um manual, contendo o passo a passo para solicitar requisições via SIPAC. Em caso de dúvidas, o servidor pode entrar em contato pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelos telefones 3107 3401/3395/3336.
SIG-UnB – O módulo está entre as inovações do Sistema Integrado de Gestão (SIG-UnB), ferramenta para modernizar fluxos e processos na UnB. O SIPAC entrou em operação em julho, informatizando áreas de compras, orçamento e almoxarifado. Setores como transporte e patrimônio estão gradualmente sendo integrados à ferramenta. Nesta semana, outra ferramenta, o SIGRH, começou a funcionar. Nele, os servidores terão acesso on-line a dados funcionais e outros serviços.