PARCERIA

Gestora da UnB pediu apoio e recursos para conclusão de obra da Unidade da Criança e do Adolescente, no Hospital Universitário

A reitora Márcia Abrahão recebeu, na última quarta-feira (20), a visita do novo presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), general Oswaldo Ferreira. Na conversa, ambos falaram sobre a importância da parceria entre a Universidade, o Hospital Universitário de Brasília (HUB) e a Ebserh, e sobre a necessidade de fortalecer as atividades de ensino e pesquisa, de forma a gerar retornos ainda melhores na prestação de serviços de saúde à comunidade.

Gestores de Ebserh e UnB falaram sobre o fortalecimento do HUB. Foto: Júlio Minasi/Secom UnB

“É muito importante termos, na presidência da Ebserh, uma pessoa que entenda a dimensão formativa da nossa atuação”, destacou a reitora, lembrando que essa característica impacta toda a gestão do Hospital.

“Um consultório odontológico no HUB, por exemplo, precisa de muito mais espaço do que em uma clínica comum, porque é necessário comportar o paciente, o professor e o aluno”, exemplificou.

Engenheiro de formação, o general Ferreira manifestou interesse em estruturar uma diretoria ligada ao ensino e à pesquisa na Ebserh. Segundo o gestor, um mapeamento vai identificar a situação de infraestrutura dos 40 hospitais universitários atendidos pela entidade. “Com isso, vamos definir onde realizar investimentos que possam trazer mais ganhos às atividades-fim: o ensino e a atenção à saúde”, afirmou.

A reitora pediu ao presidente da Ebserh prioridade para a conclusão da obra da Unidade da Criança e do Adolescente, edifício inacabado do HUB. “Em um país como o nosso, com muitos recursos, podemos lutar por isso. E uma obra como essa abarca duas questões fundamentais para os cidadãos: a saúde e a educação”, pontuou o general.

PLANEJAMENTO – A superintendente do HUB, Elza Noronha, reforçou o discurso sobre a valorização das atividades finalísticas do Hospital. “Estamos trabalhando na sensibilização da comunidade a respeito das muitas coisas que são feitas ali”, declarou.

Decana Maria Emília Walter (DPI), reitora Márcia Abrahão, general Oswaldo Ferreira (Ebserh), Elza Noronha (HUB) e decana Olgamir Amancia (DEX). Foto: Júlio Minasi/Secom UnB

Elza frisou que a parceria com a Ebserh tem sido fundamental e que sua gestão trabalha, agora, em um planejamento para as obras prioritárias do HUB. As decanas de Extensão, Olgamir Amancia, e de Pesquisa e Inovação, Maria Emília Walter, também participaram da reunião.

A reitora colocou o hospital à disposição para projetos-piloto liderados pela Ebserh, e o general garantiu que a parceria será estreitada.

“Estamos trabalhando para ser, cada vez mais, aliados das universidades. O HUB é da UnB, a Ebserh é uma coadjuvante”, destacou Ferreira.