DIMINUINDO A INTERVENÇÃO

Assessoria de Sustentabilidade Ambiental defende que período de estiagem é necessário para a vegetação. Como bônus, ação vai gerar economia de água

 

A um mês do início do inverno, é possível observar, pouco a pouco, a transformação da paisagem nos campi da UnB. A coloração verde das gramas e árvores logo será substituída pelos tons marrons da seca, consequência da queda das folhagens e da redução da quantidade de chuvas no Cerrado. 

Coordenador da Assessoria de Sustentabilidade Ambiental, professor Pedro Zuchi antecipa que plantas da UnB serão cuidadas durante a seca, mas de maneira alternativa. Foto: Raquel Aviani/Secom UnB

 

“Este é o momento em que a natureza se prepara para o período da estiagem. Assim, ela entrará na primavera revigorada”, diz o coordenador da Assessoria de Sustentabilidade Ambiental (ASA), professor Pedro Zuchi. Ele garante que o ciclo natural é benéfico à função reprodutiva das plantas.

 

Por isso, algumas medidas serão tomadas a partir deste semestre para reduzir intervenções na vegetação local durante a seca. Essas ações vão impactar diretamente os serviços de jardinagem da UnB. Com foco na sustentabilidade, a Prefeitura da UnB (PRC) prevê a instalação de protótipos automatizados para controle da irrigação dos jardins no período.

 

Além de reduzir gastos com recursos hídricos, a medida visa adequar a manutenção dos canteiros aos processos fisiológicos das plantas no período. “Gostaríamos que a comunidade começasse a observar o fenômeno da seca com naturalidade e convivesse com os jardins em transformação. Temos que intervir menos nas plantas nessa época, pois elas se encontram em processo de economia de energia”, adverte Zuchi.

 

COMPOSTAGEM A PRC também tem priorizado a adubação do viveiro da UnB e das áreas verdes do campus Darcy Ribeiro com resíduos oriundos da poda de árvores e dos próprios jardins, reaproveitados com o processo de compostagem. Desenvolvida há cerca de um ano e meio em conjunto com a ASA, a iniciativa tem apresentado resultados positivos na promoção da sustentabilidade na instituição. 

Viveiro da UnB fica no campus Darcy Ribeiro, ao lado da Maloca. Foto: Audrey Luiza/Secom UnB

 

Mensalmente, de cem a 150 metros cúbicos de galhos, troncos, frutos, raízes e folhas estão sendo coletados no campus para transformação em adubo natural. A redução de gastos com irrigação, destinação de materiais verdes a aterros sanitários e uso de adubo químico são outros resultados observados.

 

“A não-destinação a aterros sanitários está gerando a economia de, no mínimo, R$ 300 reais por metro cúbico de resíduo. Anualmente, isso reduz nas contas da UnB cerca de R$ 300 mil”, aponta o arquiteto da Coordenação de Parques e Jardins, Matheus Maramaldo.

 

>> Saiba mais sobre o trabalho quem vem sendo desenvolvido no viveiro da UnB

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.