PARCERIA

Presidente da seccional no Distrito Federal e gestora da UnB também falaram sobre possibilidades de atuação conjunta

A reitora Márcia Abrahão esteve, nesta terça-feira (28), com o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Distrito Federal (OAB/DF), Délio Lins e Silva Júnior. Na conversa, a gestora da UnB pediu apoio da entidade para a defesa da autonomia universitária. Os dois também conversaram sobre possibilidades de atuação conjunta na área de educação, com a criação de cursos de especialização em parceria.

Reitora Márcia Abrahão reuniu-se com o presidente da OAB/DF, Délio Lins e Silva Júnior. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

“A UnB é uma instituição de referência no país, e a educação como um todo, uma área de extrema importância. Temos muito a fazer juntos”, afirmou Délio.

“Podemos formatar um convênio, junto à Faculdade de Direito, para viabilizar projetos em comum”, disse a reitora. A OAB tem interesse em fortalecer a Escola Superior da Advocacia, que realizou 110 cursos somente este ano.

PREOCUPAÇÃO Durante o diálogo, Márcia expressou contrariedade com o crescente desrespeito à autonomia universitária, “que causa muita apreensão na comunidade acadêmica”. Um dos exemplos é o decreto presidencial nº 9.794/2019, que vai retirar dos reitores a delegação para nomear assessores e diretores de institutos e faculdades.

Márcia falou da comissão constituída pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) com a OAB nacional para a defesa da autonomia. “Mas é de grande relevância que tenhamos apoio, também, da seccional no DF”, destacou.

Comitiva dos dois órgãos participaram do encontro. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

A gestora mencionou, ainda, a situação orçamentária da Universidade. “Assumi a Reitoria com R$ 80 milhões a menos em caixa. Então, nos últimos dois anos, fizemos um intenso trabalho de ajustes das contas. Agora, não há mais o que cortar”, explicou.

Ficou acertada uma reunião de trabalho com as áreas técnicas, para dar encaminhamento à formatação dos projetos. Além da reitora e do presidente da OAB/DF, também participaram da conversa o chefe de Gabinete, Paulo César Marques, o coordenador da Subcomissão de Reforma Tributária da OAB/DF, Wesley Rocha, e o oficial da Marinha José Faustino de Paula.