TRANSPARÊNCIA

Ideia é que comunidade saiba como funciona a Secom/UnB e quais os parâmetros utilizados para dar vazão a conteúdos sugeridos

Os critérios de divulgação, outros manuais e mais informações sobre a Secom/UnB podem ser encontrados no menu lateral da página da Secom no UnBNotícias. Imagem: Reprodução

Fornecer informações precisas sobre a instituição é uma das atribuições da Secretaria de Comunicação da Universidade de Brasília. Todos os dias, jornalistas, assessores de imprensa, fotógrafos, relações públicas e produtores culturais trabalham para afirmar a imagem da UnB, mostrando à sociedade o que ela produz e possui de melhor. São esses profissionais que, no cotidiano, dão resposta a pedidos de esclarecimento por parte da mídia externa e do público.

Para evitar que, em meio a tantas tarefas, a Secom falhe em algum aspecto com sua extensa lista de relacionamentos, determinadas regras são respeitadas antes de decidir, por exemplo, em que veículo (Twitter, Facebook, portal de notícias ou de Ciência) disponibilizar certo conteúdo.

Cultivando a correta transmissão de informações como princípio da administração pública, a Secom disponibiliza à comunidade, de maneira inédita, uma relação de critérios que balizam essas decisões. A partir de agora, professores, alunos e servidores que têm sugestões de pauta e necessitam fazer a divulgação de eventos podem, de antemão, ter uma ideia sobre como essa informação será aproveitada.

Em 29 páginas, o documento Critérios de Divulgação explica, por exemplo, que o prazo mínimo de dez dias antes do evento deve ser obedecido no envio da solicitação de cobertura ou divulgação. O tempo leva em consideração a organização das equipes de trabalho da Secom. Também menciona que é sempre necessário que a pauta sugerida tenha vínculo com a UnB. Como a unidade cuida da comunicação institucional, nada mais justo que este recorte.

Clique na imagem para ver a íntegra do manual. Arte: Secom UnB

“Sites de todo o mundo estão dando maior atenção à transparência de suas ações. A Secom também se preocupa com isso. Outro item de interesse da Secom está relacionado à compreensão das atividades de um órgão de comunicação. Além de zelar pela imagem da instituição, a Secretaria de Comunicação divulga pesquisas, estudos, as práticas de ensino e os projetos voltados à comunidade. Agora, com critérios transparentes, queremos mostrar a todos como executamos nossas tarefas, para que possam melhor participar e contribuir”, diz a chefe da Secom/UnB, professora Thaïs de Mendonça Jorge.

No manual há descrições sobre cada um dos produtos da Secom, bem como informações sobre alguns serviços. Conheça os Critérios de Divulgação da Secretaria de Comunicação da UnB e participe conosco do processo de tornar a Universidade de Brasília mais forte, presente e atuante.