INTERNACIONALIZAÇÃO

São 50 vagas para atuação nos programas de pós-graduação. Contratos podem durar de um a quatro anos

A UnB está com edital aberto para seleção simplificada de professor visitante ou professor e pesquisador visitante estrangeiro de ensino superior. São ofertadas 50 vagas para atuação nos programas de pós-graduação da Universidade. As inscrições vão até 14 de outubro, via internet.

>> Confira a íntegra do edital

O objetivo é selecionar professores que atuem como suporte ao desenvolvimento e aperfeiçoamento dos programas de pós-graduação, além de contribuir para o aprimoramento dos programas de ensino, pesquisa e extensão. O edital também cria oportunidade para que ocorra intercâmbio científico, tecnológico e adoção de práticas de inovação no conhecimento desenvolvido na UnB.

A decana de Pesquisa e Inovação (DPI), Maria Emília Walter, ressalta que esses professores contribuem para a formação de conhecimento e para a inovação desenvolvida na Universidade e, em especial, ajudam a pensar questões que têm impacto global. “Essa colaboração, sobretudo internacional, é muito importante em um mundo que é internacionalizado e em que os problemas são globais. A questão da água ou as questões ambientais das queimadas que estão acontecendo na Amazônia são exemplos”, opina.

A oportunidade gera condições para que haja ampliação e consolidação de áreas de pesquisa, na visão da decana. “Promove integração e inserção do Brasil, que desenvolve uma ciência de alta qualidade. A presença desses pesquisadores, que têm experiência internacional, nos ajuda no desenvolvimento das nossas pesquisas e também na formação de recursos humanos”, observa.

O cargo exige título de doutor, obtido há no mínimo cinco anos e experiência em pesquisa na área de seleção, além de produção científica relevante. Os docentes contratados trabalharão em regime de 40 horas semanais com dedicação exclusiva. A remuneração total é de R$ 16.591,91.

A avaliação será composta de três etapas eliminatórias e classificatórias: prova de títulos, plano de trabalho e análise qualitativa da prova de títulos e do plano de trabalho. A contratação será por prazo inicial de um ano, sendo possível a prorrogação para até 24 meses para docentes visitantes e 48 meses para professor e pesquisador visitante estrangeiro.

*Matéria editada em 27/9 para informar sobre a prorrogação do prazo de inscrições.

*Matéria editada em 2/10 para retificação de valores de remuneração.