ANIVERSÁRIO

Estudantes, professores, colaboradores, voluntários e ex-diretores compartilharam histórias e lembranças da instituição

Foto: Ascom / HUB

A cerimônia de comemoração dos 44 anos do Hospital Universitário de Brasília (HUB/UnB), realizada nesta quarta-feira (24), foi marcada por lembranças e emoções. Mais de cem pessoas, entre alunos, residentes, professores, colaboradores, voluntários, gestores e ex-diretores lotaram o auditório da instituição, com o propósito de compartilhar experiências, reviver histórias e pensar no futuro.

Emocionado, o superintendente do HUB, Hervaldo Sampaio Carvalho, ressaltou a importância da diversidade do quadro de colaboradores, exibida pelos depoimentos do vídeo inaugural da solenidade. “Essa é a família HUB, com diferentes vínculos, credos e visões. É a partir dessa diversidade que construímos nossa história e nos tornamos diferentes, com o objetivo de ensinar e atender de forma atrelada”. Hervaldo ainda destacou a presença de ex-diretores no evento. “Eles são os heróis do HUB”, elogia.

A memória histórica do HUB, que coincide com a da Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília (FM), foi lembrada pelo diretor da FM, Paulo César de Jesus. “Houve anos de dificuldades, com déficit de recursos e de funcionários, mas com a assinatura do contrato com a Ebserh [Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares], em 2013, houve a definição do orçamento e quadro funcional, mas também o sofrimento pela perda dos profissionais contratados de forma precarizada”, conta.

A pedido do supervisor regional da Ebserh, Rodrigo Briozo, a plateia homenageou com uma salva de palmas esses colaboradores, que contribuíram durante anos para o funcionamento do hospital. “Cumprimento os guerreiros que atuaram e atuam no HUB há tantos anos. Todos aqui doam parte de suas vidas para fazer com que esse hospital continue brilhando e crescendo”, afirma ele.

Para o reitor em exercício da UnB, Luís Afonso Bermúdez, os momentos difíceis vivenciados pelo HUB foram superados ao longo dos anos. “Na década de 1990, quando a UnB recebeu oficialmente o hospital, havia o desafio de construir uma casa nova com três ou quatro tipos de colaboradores, mas a guerra foi vitoriosa e foi possível mostrar o acerto da Universidade”, relata.

A diretora da Faculdade de Ceilândia (FCE), Diana Lúcia Moura Pinho, parabenizou pelo aniversário. “O HUB é um espaço de construção de conhecimento. É muito bom ver que todos sempre estivemos imbuídos de nossa missão em oferecer formação e assistência de qualidade”, afirma. A professora Noêmia Tavares, que representou a diretora da Faculdade de Ciências da Saúde (FS), concorda. “Lembramos a importância de todo esse período de formação neste ambiente de integração entre ensino e serviço”.

O HUB segue no desafio de integrar serviços e ensino à rede local de atenção à saúde, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). “A parceria da Secretaria de Saúde do DF com o HUB e a UnB ajuda tanto para o crescimento dos profissionais que atuam na secretaria como campo de pesquisa quanto para os servidores da SES-DF, que aprendem muito com a presença dos profissionais do hospital e da Universidade”, avalia a superintendente da Região Leste de Saúde do DF, Fabiana Loureiro do Vale.

FACULDADE DE MEDICINA – Durante a cerimônia, o HUB homenageou os 50 anos de existência da Faculdade de Medicina da UnB, celebrados em agosto. O professor Dejano Tavares Sobral, que atua desde 1966 na instituição de ensino, falou sobre sua trajetória na Universidade. “Entrei na UnB para organizar e coordenar o bloco de ensino integrado do aparelho digestivo”, lembra.

Logo, ele migrou para a pesquisa, área em que atuou por cinco anos nos Estados Unidos após ter se formado em Medicina e concluído a residência em clínica médica. De lá para cá, já soma aproximadamente 80 trabalhos publicados. “A UnB está na 92ª turma de medicina. Nenhum aluno da Universidade se formou sem receber algum conhecimento do professor Sobral”, declara o diretor da FM, Paulo César de Jesus.

COMEMORAÇÃO – A celebração ao aniversário do HUB conta ainda com exposição fotográfica que retrata pioneiros e equipes mais recentes do hospital, e outra com desenhos feitos por pacientes da pediatria, que contam a relação dos pacientes com a instituição. Durante o dia, também foram distribuídos biscoitos com mensagens de comemoração.