INSTITUCIONAL

Universidade recebe concursados com palestras sobre história, princípios, rotinas e fluxos da instituição

Boas-vindas aos novos servidores da UnB. Foto: Beto Monteiro / Secom UnB
Foto: Beto Monteiro / Secom UnB

Um momento para acolher, compartilhar informações e esclarecer dúvidas. Esse é o propósito do curso de ambientação dos novos servidores, que ocorre nesta segunda e terça-feira (5 e 6), no auditório 1 do Instituto de Ciências Biológicas (IB), no campus Darcy Ribeiro, com a participação de 46 novos colaboradores.

Durante dois dias de curso, são programadas 14 palestras sobre diferentes assuntos que, nas palavras da diretora de Provimento, Acompanhamento e Movimentação, Márcia Zindel, possibilitarão aos novatos um tour pela história e possibilidades da UnB. Entre os temas estão: contexto histórico e princípios que norteiam a instituição; uso de espaços e procedimentos iniciais; fluxo de documentos e o Sistema Eletrônico de Informações (SEI); qualidade de vida no trabalho; ética e conduta profissionais; estágio probatório e avaliação de desempenho; plano de carreira.

Pedro Ivo Póvoa, analista de tecnologia da informação empossado no início de julho, fez questão de participar do acolhimento. “Quando entrei não sabia o que ia encontrar. A gente chega com muitas dúvidas e o curso é uma oportunidade de conhecer como funciona a Universidade”. Ele conta que, depois de muito tempo se dedicando aos estudos, agora vive a realização de estar concursado. “A expectativa de estar aqui é muito boa porque a Universidade de Brasília sempre foi uma referência. Estou descobrindo possibilidades que não imaginava. Tive a sorte também de ser lotado em um ambiente com pessoas maravilhosas”.

Pedro Póvoa recebe boas-vindas de gestores e professores da Universidade. Foto: Beto Monteiro / Secom UnB
Pedro Póvoa recebe boas-vindas à Universidade. Foto: Beto Monteiro / Secom UnB

“Estamos felizes pela quantidade de servidores que conseguimos empossar no último ano”, declarou o reitor Ivan Camargo, que convidou os novos colaboradores a vestirem a camisa da instituição. “Temos como objetivo fazer dessa Universidade a melhor do país. Isso exige dedicação, atenção aos processos e muito trabalho. Essa é uma missão fantástica. Sabemos que a única revolução possível é através da educação”, afirmou o reitor em sua fala de boas-vindas.

Também participaram da abertura a vice-reitora Sônia Báo; a decana de Gestão de Pessoas Maria Ângela Feitosa; a diretora de Capacitação, Desenvolvimento e Educação Josivania Silva Farias; e o decano de Planejamento e Orçamento César Augusto Tibúrcio.

SOBRE – Promovido pela Coordenadoria de Capacitação (Procap), o encontro visa situar o novo servidor em seu ambiente organizacional e fornecer informações gerais sobre a Universidade para orientar sua conduta ética e profissional e esclarecer seus direitos e deveres. A ação de capacitação está inserida na Linha de Desenvolvimento e Iniciação ao Serviço Público em cumprimento ao Decreto 5.825/2006, que estabelece diretrizes para a elaboração do plano de desenvolvimento dos profissionais que exercem cargo de técnico administrativo em educação. A última turma do curso ocorreu nos dias 30 de junho e 1o  de julho e teve a participação de 88 colaboradores.