INCLUSÃO

As inscrições para mestrado e doutorado na Faculdade de Comunicação da UnB iniciam nesta segunda-feira (19)

Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

Lançado dia 15 de setembro, o edital de seleção de candidatos para mestrado acadêmico e doutorado para o primeiro período letivo de 2017 da Faculdade de Comunicação (FAC) da Universidade de Brasília tem, pela primeira vez, vagas de ação afirmativa. Das 53 oportunidades (20 para doutorado e 33 para mestrado), oito são reservadas para candidatos negros, três para pessoas com deficiência e uma para indígenas. As inscrições começam nesta segunda-feira (19) e podem ser feitas até 14 de outubro, no site da faculdade.

Para ingressar por meio de cotas, o candidato deverá ser aprovado em todas as provas estabelecidas no edital. É necessário, também, enviar documento de autodeclaração, no caso de pessoas que desejem concorrer às vagas reservadas para negros e indígenas. Já os que concorrerem às destinadas a pessoas com deficiência deverão enviar, no momento da inscrição, laudo médico que comprove sua condição. Caso haja vagas das ações afirmativas não preenchidas, essas poderão ser disputadas pelos demais candidatos.

Desde o ano passado, a Universidade adota a política de cotas em seleções de pós-graduação. Atualmente, dos 95 programas existentes, seis praticam a reserva de vagas: os de Comunicação, Direito, Sociologia, Antropologia, Letras e Direitos Humanos. Segundo decisão da Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação da UnB, cada um deles tem liberdade para decidir se adotará, em seu processo seletivo, a política de ação afirmativa, que prevê a possibilidade de reserva de vagas para negros, indígenas e pessoas com deficiência.

Segundo a coordenadora Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UnB, Thaïs de Mendonça Jorge, a política afirmativa pode promover renovação nos temas dos projetos de pesquisas desenvolvidos na Universidade, visto que serão tratados a partir de novos pontos de vista.