OPINIÃO

Possui graduação em Matemática: bacharelado e licenciatura pela Universidade Federal de Uberlândia-UFU (1996). Possui mestrado em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (1998) e doutorado em Matemática pela Universidade de Brasília (2005). Foi professora da UFG (Universidade Federal de Goiás). Fez parte da Comissão de Graduação do Departamento de Matemática da UnB e do NDE do curso. Foi coordenadora do curso de bacharelado em Matemática da UnB. Atualmente é tutora do grupo PET MAT UnB. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Geometria Diferencial, atuando principalmente nos seguintes temas: superfícies em espaços de Minkowiski, hipersuperfícies de Dupin com curvatura de Moebius constante e caracterizações de hipersuperfícies de Dupin

Luciana Maria Dias de Ávila Rodrigues¹

Conheci, pessoalmente, a professora Keti Tenenblat em 2001, quando iniciei o doutorado em Matemática na Universidade de Brasília. Tive o privilégio de ser sua aluna na disciplina de Tópicos Avançados em Geometria Diferencial e sua orientanda de doutorado.  Nesses momentos, sempre vinha à minha mente aquele pensamento que nos acompanha quando conhecemos alguém que nos inspira: “Quando eu ‘crescer’ quero ser igual e ela”.

Lembro-me de que, quando escrevia minha tese de doutorado, eu chegava aos atendimentos da orientação com contas e equações enormes e ela, com todo seu otimismo e competência, dizia: “mas está muito bonito isso, veja a simetria nos índices. É só saber olhar a equação da maneira correta”.  Como isso me foi inspirador!

Mãe de três filhos, avó de sete netos, irmã, tia, amiga, professora, pesquisadora e profissional eficiente. Mulher batalhadora que consegue conciliar vida profissional e pessoal de maneira inspiradora, sempre mantendo o porte nobre de uma presença fundamental na vida de todos que a cercam.

Nascida na Turquia, Keti Tenenblat emigrou para o Brasil ainda criança. Concluiu o curso de graduação em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1967). Acompanhando seu cônjuge, cursou mestrado em Matemática na University of Michigan (1969). Ao retornar ao Brasil, concluiu o doutorado em Matemática pela Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (1972), sob a orientação do professor Manfredo P. do Carmo. Nesse período, teve também seu primeiro filho. Grávida do terceiro filho realizou o pós-doutorado em Matemática pela University of California Berkeley (1975-1978), supervisionada pelo prof. S. S. Chern que a influenciou fortemente e despertou seu interesse pelo estudo da Geometria Diferencial.

Iniciou suas atividades no ensino superior na UFRJ. Foi professora visitante na Yale University, MSRI Berkeley, Institute of Theoretical Physics, Santa Barbara, IMA Minnesota, Université de Montréal, McGill University, CRM Montreal, Nankai Institute e Fudan University China.

Em 1973, passou a fazer parte do corpo docente da Universidade de Brasília, onde se tornou professora titular em 1989 e a qual tem dedicado grande parte da sua vida. Foi chefe do Departamento de Matemática, coordenadora da pós-graduação e contribuiu de maneira significativa para a consolidação da pós-graduação do curso de Matemática. Sua vida atesta a vocação constante pelo fortalecimento e pela institucionalização da ciência, principalmente da pesquisa científica na área de Geometria Diferencial, o que pode ser constatado com os cerca de 90 artigos científicos completos publicados em revistas de circulação internacional com corpo editorial. Apresentou diversas comunicações em congressos nacionais e internacionais, além de ter publicado vários livros de grande importância nessa área.

A relevância da professora Keti Tenenblat pode ser sentida na capacidade de estimular pessoas, característica que pode ser demonstrada no significativo número de orientações já concluídas: 24 orientações de mestrado; 26 orientações de doutorado; dez supervisões de pós-doutorado; e nas quatro orientações em andamento. Formou vários alunos que hoje estão espalhados em diferentes instituições de ensino e de pesquisa.

É justo o reconhecimento por seu trabalho pela ciência no Brasil e no mundo. Recebeu vários títulos e prêmios, dentre os quais destacamos: membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC); comendador de Ordem Nacional do Mérito Científico; membro da TWAS, The World Academy of Sciences; professora emérita da Universidade de Brasília; pesquisador do DF em 2010; menção honrosa da Câmera Legislativa do DF; associada honorária da Sociedade Brasileira de Matemática e receberá agora, dia 17 de outubro de 2018,  a promoção para a classe de Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico, a entrega da honraria será realizada pelo atual Presidente da República.

Por onde passa, Keti Tenenblat deixa sua marca de seriedade, competência e comprometimento com a vida acadêmica.

Por todas as merecidas conquistas, os nossos carinhosos e sinceros Parabéns.

_________________________________________________________________________________________________________

¹Possui graduação em Matemática: bacharelado e licenciatura pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU (1996); mestrado em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (1998) e doutorado em Matemática pela Universidade de Brasília (2005). Foi professora da Universidade Federal de Goiás - UFG. Fez parte da Comissão de Graduação do Departamento de Matemática da UnB e do NDE do curso. Foi coordenadora do curso de bacharelado em Matemática da UnB. Atualmente é tutora do grupo PET MAT UnB.