OPINIÃO

 

Gabriela Sousa de Melo Mieto é  psicóloga, professora do Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (PED) e do PGPDE – Instituto de Psicologia – UnB – Vice-líder do Grupo de Pesquisa Infantia (CNPq/UnB)

 

 

 

Francisco José Rengifo-Herrera é psicólogo, professor do Departamento de Teoria e Fundamentos (TEF) e do PPGE-MP – Faculdade de Educação – UnB – Vice-líder do Grupo de Pesquisa Infantia (CNPq/UnB).

 

 

Isabelle Patriciá Freitas Soares Chariglione é psicóloga, professora do Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (PED) e do PGPDE – Instituto de Psicologia – UnB – Líder do Grupo de Pesquisa NeuroCog-Idoso (CNPq/UnB)

Gabriela S. de M. Mietto, Francisco J. Rengifo-Herrera e Isabelle Patriciá F. S. Chariglione

 

No mês de outubro celebramos o Dia Internacional do Idoso (1/10) e o Dia das Crianças (12/10). No centro destas celebrações estão pessoas com necessidades e cuidados específicos e a luta pela garantia de seus direitos.

 

A infância, relacionada à inocência, à brincadeira, às condições plenas de desenvolvimento e aprendizagem, nos mostrou, nos momentos árduos da pandemia que ainda enfrentamos, o quanto o convívio com os idosos podia fazer falta. Infância e velhice reforçaram a importância das redes de apoio para as pessoas, relembrando que Estar e Ser em sociedade nos tornam humanos. Esses dois grupos também reafirmaram o quanto nossa sociedade pode ser preconceituosa com situações referentes à saúde, a capacidade, gênero, idade, fragilidade entre outros.


Não são raros os relatos de crianças e avós que descrevem uma conexão extraordinária entre si. O que faz esse relacionamento, essa conexão tão particular na construção de identidades? O antagónico é, na verdade, um espaço intergeracional relevante. A saudade dos avós, bem como a saudade de netos e netas, era a impossibilidade de partilhar afetos, emoções, sabores, causos, brincadeiras. A relação entre os dois “extremos” é algo que precisamos entender, tanto para o que os idosos vivenciam, como para as crianças e seu desenvolvimento posterior.


Em algumas situações, o desenrolar da vida pode afastar a pessoa idosa do que é mais precioso: a alegria de viver. Infelizmente, em uma sociedade com grande preconceito etário e obstáculos para com aqueles que envelhecem, envelhecer pode ser um processo bastante desafiador. Seria no encontro entre o mundo a ser descoberto dos primeiros anos e a sabedoria da experiência da velhice que estaria indicado o resgate ao desejo pela vida e por dias melhores. Esse encontro pode beneficiar as duas gerações.


As relações intergeracionais não tratam apenas de diferentes momentos cronológicos, mas de diferentes saberes, valores e memórias que podem viabilizar melhor longeviver para aqueles que experienciam essas relações

ATENÇÃO – O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor, expressa sua opinião sobre assuntos atuais e não representa a visão da Universidade de Brasília. As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seu conteúdo.