OPINIÃO

José Matias-Pereira é economista e advogado. Possui doutorado em Ciência Política pela Universidade Complutense de Madri (UCM-Espanha) e pós-doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (FEA/USP). É professor-pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade de Brasília. Autor, entre outros livros, de Finanças Públicas, 7. ed. GEN-Atlas, 2018.

José Matias-Pereira

O Brasil deu partida, por meio do leilão da tecnologia do 5G, realizado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), no início de novembro de 2021, na implantação da nova geração da internet móvel, com conexão ultrarrápida, que oferta soluções de conectividade com capacidades que variam de dez a cem vezes, em relação ao 4G. Registre-se que, a tecnologia do 5G já é utilizada em diversos países, como o Japão, Estados Unidos e Suíça.

O acrônimo 5G é a expressão utilizada para designar a rede móvel de quinta geração e as tecnologias que lhes estão associadas. Ela se propõe a servir de base para o desenvolvimento de novas soluções tecnológicas, aplicações e serviços, prevendo-se um aumento da conectividade entre vários sectores da sociedade, de utilizadores e de dados partilhados, com impacto positivo na mesma.
Foram leiloadas as faixas de frequência em quatro bandas – que movimentou R$46,7 bilhões - com destaque para a faixa 3,5 GHz que vai permitir conexões rápidas em longo alcance. Esses serviços deverão começar a ser disponibilizados no país até julho de 2022, inicialmente nas capitais dos estados. Custos elevados da infraestrutura e um range mais curto e maior suscetibilidade a obstruções são principais as desvantagens desta nova geração da internet móvel.

É importante destacar que, a tecnologia 5G, além dos aperfeiçoamentos e melhorias de velocidade e conectividade, irá liberar um sistema massivo da Internet das Coisas (Internet of Things – IoT), que atenderá as necessidades de comunicação de milhões de dispositivos conectados à rede mundial, com uma sintonia fina entre velocidade e custo. A amplitude da tecnologia e as mudanças na infraestrutura inerentes à implantação 5G vão gerar benefícios impactantes e mudanças em potencial em usuários individuais, comerciais e provedores de serviço no Brasil (Matias-Pereira, 2021).

A divulgação pela 5G Américas do relatório produzido pela Rysavy Research denominado “5G Global: Ascensão de uma tecnologia transformacional”, explicita a crescente relevância da 5G e seu impacto em nossas vidas. O estudo aborda a importância das comunicações sem fio, o impacto da 5G e sua evolução durante a próxima década, e como a IoT convencional e industrial, as comunicações celulares, entre outras. O relatório destaca as principais áreas e serviços que serão alcançados pela nova tecnologia:

Clique aqui para ler o texto na íntegra.