OPINIÃO

Flávia Motoyama Narita é doutora e mestra em educação musical pelo Institute of Education/ University College London (IOE/UCL), Reino Unido. Professora do departamento de Música do Instituto de Artes (MUS/IdA) da UnB e atualmente é Diretora de Difusão Cultural do Decanato de Extensão (DDC/DEX).

Flávia Motoyama Narita

A Diretoria de Difusão Cultural do Decanato de Extensão (DDC/DEX) é responsável por três Casas Universitárias de Cultura: a CAL (Casa da Cultura da América Latina), a Casa Niemeyer e, em parceria com a FUNDAR (Fundação Darcy Ribeiro), o Memorial Darcy Ribeiro (Beijódromo). Cada uma dessas três casas busca, em seus contextos específicos, estender o diálogo e ações da universidade e seus parceiros às comunidades locais.

A CAL, localizada no Setor Comercial Sul, apoia ações de quatro coletivos (Rede Carnavalesca, No Setor, Instituto LGBT e Cinema Urbana) que desenvolvem atividades para o fortalecimento da cultura e da revitalização da área. É também palco de apresentações e ocupações artísticas que, devido à pandemia da covid-19, foram realizadas virtualmente. A última ocupação denominada “Piracema: Arte na Pandemia” reuniu obras de artistas que ocuparam o Instagram da CAL entre agosto e dezembro de 2021. Tivemos a participação de artistas locais, de outros estados e também da Colômbia. Além da ocupação virtual, três desses artistas e um coletivo participaram da ação “Caixa de Pandora: intervenções artístico-pedagógicas” com estagiários do curso de licenciatura em Música no projeto Conexões - uma parceria entre a UnB (DEG/DAPLI) e a SEEDF para a oferta de oficinas em formato remoto.

Pelo Beijódromo, em parceria com a FUNDAR, divulgamos alguns dos “fazimentos e pensamentos” de Darcy Ribeiro em webinários, em rodas de conversa sobre filmes (Cineclube Beijódromo), e em discussões sobre textos literários. Esta última ação, liderada por seis bolsistas extensionistas, foi denominada por uma das extensionistas como “Brasil e seus olhos de ressaca: leituras e interpretações”. Buscando contextualizar as discussões das obras a momentos atuais de nosso país e relacionar a temas de interesse de jovens, a ação foi voltada para o público escolar do ensino médio. Ainda em parceria com a FUNDAR, a DDC/DEX realizou em agosto de 2021 o II Seminário Internacional intitulado Darcy Ribeiro: pensamento contemporâneo em tempos de cólera, em formato online. O seminário discutiu em quatro mesas-redondas ideias e propostas de pensadores como Darcy Ribeiro, Florestan Fernandes, Anísio Teixeira e Paulo Freire. As mesas foram compostas por pesquisadores da UnB e de diversas outras universidades ou instituições do Brasil e também do exterior (USP, UFPE, UERJ, UFBA, UCLA – EUA, UFMG, UC Davis – EUA, UCR – Costa Rica, México, Uruguai).

Alocado na Casa Niemeyer, o projeto de extensão Conversando com Designers foi um dos oito projetos submetidos ao edital Casas Universitárias de Cultura - CUC/2021, que aportou 13 bolsas de extensão para a realização desses 8 projetos. O projeto Conversando com Designers realizou oito entrevistas no segundo semestre de 2021 discutindo questões gerais da área do design e experiências vivenciadas por designers em suas trajetórias profissionais.

Clique aqui para ler o texto na íntegra.