OPINIÃO

Diêgo Madureira de Oliveira é graduado em Ciências Farmacêuticas (UFBA), doutor em patologia humana (UFBA/Fiocruz) com pós-doutorado em Cancerologia (UBC-Canadá). O atual decano de Ensino de Graduação. Professor da UnB, atua nos cursos de graduação e pós-graduação da área de saúde e já ocupou, na UnB, as funções de coordenador de área, membro titular da Câmara de Ensino de Graduação, diretor de Acompanhamento e Integração Acadêmica e diretor Técnico de Graduação.

Diêgo Madureira de Oliveira

A Universidade de Brasília (UnB) é referência nacional em ensino, pesquisa e extensão. Nota máxima na avaliação institucional do MEC, melhor universidade da região Centro-Oeste, uma das dez melhores do país conforme levantamento do Ranking Universitário Folha e destaque constante em indicadores internacionais, como QS, THE e Xangai. A UnB possui várias formas de ingresso para seus cursos de graduação, a exemplo dos tradicionais Programa de Avaliação Seriada (PAS), Vestibular e Acesso Enem UnB, por meio das notas no Enem.

Vagas não preenchidas por meio desses processos são disponibilizadas para outras formas de ingresso, a exemplo da Transferência Facultativa e para Portador de Diploma de Curso Superior. A Transferência Facultativa é uma forma de ingresso destinada a estudantes regulares de outras Instituições de Ensino Superior, públicas ou privadas, nacionais ou estrangeiras, para prosseguimento de estudos no mesmo curso ou em curso equivalente. Entende-se como curso equivalente aquele que confira o mesmo grau de formação e que tenha carga horária compatível com o curso pretendido na UnB. Poderá se inscrever o candidato que tenha cumprido entre 25% e 75% dos créditos exigidos para a conclusão do curso de origem. O acesso para portadores de diploma de curso superior é a forma de ingresso para candidatos que cursaram a graduação em instituições de ensino superior nacionais ou estrangeiras, desde que o candidato apresente diploma revalidado no Brasil.

Essas formas de ingresso agora passam a ser realizadas simultaneamente, por meio de processo semelhante, aproveitando as notas do Enem de qualquer das oito últimas edições divulgadas pelo INEP. O edital que rege esse processo foi divulgado em 15 de março de 2022. Certificação em Prova de Habilidade Específica também constitui um requisito para o ingresso em alguns cursos que a exigem, obedecido o seu prazo de validade. As etapas do processo seletivo incluem a classificação dos candidatos por meio das notas do Enem e a análise da documentação.

• As inscrições serão no período de 16 a 29/03/2022.
  • A taxa de inscrição será de R$ 100.
  • A divulgação do edital, link de inscrição e publicação de resultados e comunicados serão feitos na página estudenaunb.unb.br.