OPINIÃO

Marcus Tolentino Silva é professor adjunto do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências da Saúde. É doutor em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília.

Marcus Tolentino

Recentemente, meu nome recebeu destaque no cenário nacional de assistência farmacêutica. Em colaboração com pesquisadores da Universidade do Porto, em Portugal, e da Universidade de Sorocaba, fui premiado em segundo lugar no Fórum Brasileiro sobre Assistência Farmacêutica e Farmacoeconomia – FAFF 2023. Este prêmio é um reconhecimento importante na área de assistência farmacêutica, um campo que lida diretamente com a segurança e eficácia dos medicamentos que chegam até o paciente.

O estudo que rendeu o prêmio abordou uma condição médica rara, mas extremamente grave, conhecida como DRESS (reação medicamentosa com eosinofilia e sintomas sistêmicos). Esta síndrome é caracterizada por eosinofilia, um aumento anormal no número de um tipo de célula branca do sangue, e por uma erupção cutânea aguda. Se não diagnosticada e tratada a tempo, a condição pode levar a complicações sérias e até mesmo ao óbito.

O que torna este estudo particularmente relevante é o uso de uma base de dados robusta para a pesquisa. Utilizando o sistema de farmacovigilância VigiMed da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), nós analisamos um total de 160.101 notificações de suspeitas de reações adversas a medicamentos. Dentre essas, identificamos 136 casos suspeitos de DRESS. A análise também revelou que antibióticos, medicamentos frequentemente usados em ambientes hospitalares, como meropenem, vancomicina e cefepima, estavam frequentemente associados a essa condição grave.

Para garantir a robustez dos resultados, empregamos técnicas estatísticas avançadas. Utilizamos o Reporting Odds Ratio (ROR), uma métrica que ajuda a entender a força da associação entre duas variáveis, neste caso, o uso de antibióticos e a ocorrência de DRESS. Os dados foram ainda ajustados considerando variáveis como ano, região do país, faixa etária e sexo do paciente.

Este prêmio e o estudo associado a ele são mais do que um reconhecimento individual ou institucional. Eles representam um avanço significativo na compreensão de uma condição médica pouco estudada no contexto brasileiro. Além disso, lançam luz sobre a importância da farmacovigilância, uma ferramenta essencial para monitorar a segurança dos medicamentos após sua aprovação e comercialização.

O estudo também serve como um chamado à ação para profissionais de saúde, reguladores e formuladores de políticas públicas. Ele aponta para a necessidade urgente de estratégias mais eficazes de monitoramento e regulamentação de medicamentos, especialmente aqueles usados rotineiramente em ambientes hospitalares. Em um país como o Brasil, onde o acesso a medicamentos seguros e eficazes é um desafio constante, estudos como este são fundamentais para informar e orientar ações que possam melhorar a qualidade da assistência farmacêutica e, por extensão, a saúde pública.

O reconhecimento também destaca o papel da colaboração internacional e interinstitucional na promoção da pesquisa científica de alta qualidade. A parceria com a Universidade do Porto e a Universidade de Sorocaba não apenas adicionou uma dimensão global ao nosso estudo, mas também permitiu uma troca de conhecimentos e experiências que enriqueceu a pesquisa. Este é um exemplo de como a colaboração acadêmica pode transcender fronteiras e disciplinas para abordar questões de saúde pública de forma mais eficaz e abrangente.