OPINIÃO

Catia Piccolo Viero Devechi é professora associada do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação. Doutora na área pela Universidade Federal de Santa Catarina, coordena o Grupo de estudos sobre filosofia da educação e formação de professores (GEFFOP).

Catia Piccolo Viero Devechi

 

A doutoranda Claudia Regina Gurgel de Vasconcelos Rincon, orientada por mim na Linha de Pesquisa Profissão docente, currículo e avaliação do Programa de Pós-Graduação em Educação da UnB, iniciou, neste mês, o Programa Intercalar de Doutoramento (Doutoramento-Sanduíche) no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, sob orientação do Professor António Nóvoa. A doutoranda fará um estudo sobre a formação de professores e as práticas pedagógicas bem-sucedidas em escolas de educação básica em Portugal. Para tanto, visitará escolas portuguesas nas quais objetiva observar diferentes experiências pedagógicas e entrevistar seus professores e professoras a fim de identificar práticas inovadoras que correspondam às demandas do contexto pós-humanista de educação (constituído de incertezas pedagógicas, desafios tecnológicos, necessidade de reconhecimento do bem comum, respeito e valorização das diversidades e subjetividades). O estudo propõe conhecer experiências de ensino reconhecidas no país, como trabalhos inovadores no que se refere à educação como um bem público.  

A motivação para o estudo nasceu das palestras proferidas pelo professor Nóvoa, tanto na UnB, durante sua atuação como professor visitante (2013-2014), quanto na Universidade de Lisboa, na ocasião do Seminário Interdisciplinar e Interuniversitário Transformar (2021) oferecido pelo Instituto de Educação e pelo professor Nóvoa para a participação on-line de estudantes de pós-graduação no Brasil. As palestras apontavam para a importância de conhecer e publicizar práticas pedagógicas bem-sucedidas pelo mundo, no sentido de produzir ferramentas pedagógicas para fazer a “metamorfose da escola” (Nóvoa, 2019), repensar a universidade e a formação de professores.   

O estudo faz parte de uma pesquisa maior que vem sendo realizada no Grupo de estudos sobre filosofia da educação e formação de professores – GEFFOP/UnB, cadastrado no CNPq, que tem investigado experiências de boas práticas docentes internacionais que possam servir de inspiração para pensar a atividade docente no Brasil. A partir do trabalho colaborativo com diferentes olhares e perspectivas, a pesquisa busca encontrar pressupostos minimamente comuns que fundamentem uma formação de professores adequada aos tempos atuais, independente do contexto. Trata-se de um projeto que objetiva revigorar as relações internacionais de pesquisa, estabelecendo um diálogo mais aproximado acerca da prática docente, encorajando a cultura de intercâmbio de boas práticas de ensino e aprendizagem entre professores.  

A realização do Programa Intercalar de Doutoramento tem como intenção promover um trabalho de cooperação e colaboração entre professores, escolas e universidades para que possamos juntos repensar a formação de professores diante do compromisso com o bem público, com a cidadania e a justiça social. Sendo o professor Nóvoa um grande conhecedor da educação brasileira, bem como de diversos países em torno do mundo, com experiência e comprometimento destacados e reconhecidos internacionalmente no campo da docência, a oportunidade do doutorado-sanduíche no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa certamente proporcionará uma experiência investigativa diferenciada para a doutoranda, trazendo importantes contribuições para as pesquisas e discussões sobre a formação de professores no Brasil.  

 

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