OPINIÃO

Rafael Litvin Villas Bôas graduado em Jornalismo, mestre em Comunicação Social e doutor em Literatura Brasileira pela Universidade de Brasília. Possui pós-doutorado pelo PPG em Artes Cênicas da USP. É professor da Licenciatura em Educação do Campo da Faculdade UnB Planaltina, do Mestrado Profissional em Artes (Profartes pólo UnB) e do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPG-CÊN). Coordena o grupo de pesquisa Terra em Cena: teatro, audiovisual e educação do campo.

Rafael Litvin Villas Bôas

A UnBTV completa 17 anos no dia 21 de novembro de 2023. Há um ano de sua maioridade o canal universitário de Brasília se organiza para um salto na abrangência do que produzimos e exibimos: estamos ingressando no sistema da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP) por meio de acordo celebrado com a Empresa Brasil de Comunicação e por meio dele a meta é obtermos as outorgas de rádio, em frequência FM, e de TV Digital, em canal aberto. São metas antigas, de gerações que lutam pela democratização da comunicação no país e que, na nova conjuntura do governo federal, entrou no horizonte concreto de possibilidades a curto e médio prazo.

A grade de programação televisiva da UnBTV tem sido incrementada com programas de outras emissoras públicas, universitárias, e do campo popular. O programa Vozes de Gaia, da Universidade Federal de Goiás, que destaca o trabalho de mulheres lideranças populares passou a ser exibido em nosso canal. As entrevistas com personalidades do mundo da política e das artes e a cobertura internacional da TV dos Trabalhadores e do Brasil de Fato tem nos permitido repercutir em nosso canal os principais acontecimentos da agenda internacional. Os programas “Giro Distrital” e “Meu quadradinho” da TV Distrital, da Câmara Legislativa do DF, repercutem a cultura e o cotidiano das regiões administrativas do DF.

De nossa parte exportamos diversos programas para canais universitários, TVs Legislativas, como o canal aberto da TV Distrital, e o canal aberto da TVT na região metropolitana de São Paulo. De modo que a produção cultural e científica da UnB pode ser vista para além dos canais e redes da própria universidade. Programas científicos como o “UnBTV Ciência” e culturais como “Tirando de Letra” de literatura, “Exclusiva” de música, “Esboços” de Artes Visuais circulam bastante em outras TVs. As mostras temáticas, como a Mostra Acervos, com o Arquivo Nacional e a EBC, e a dos 50 anos do golpe no Chile, que circularemos em dezembro, em parceria com a Embaixada do Chile, são exemplos de como atuamos como janela de exibição. O programa “Cine Quarta Candango” continua como única janela permanente da televisão brasileira de exibição do cinema produzido no DF.

No âmbito estratégico a principal diretriz, em processo de implementação, é o conceito de ação em rede para a produção audiovisual da UnBTV, por meio do estabelecimento de parceria entre a equipe do canal com unidades de ensino ou administrativas, para produção de conteúdo em parceria para valorização e divulgação de áreas temáticas específicas.

Criamos os programas: “Fazendo Ciência, Formando Cientistas”, com o Programa de Iniciação Científica, do Decanato de Pós Graduação; “Radar da Extensão”, em parceria com o programa “Extensão em Comunicação em Rede” do Decanato da Extensão; desenvolvemos o programa “Universidade para quê?”, em parceria com o Laboratório de Comunicação e Educação Comunitária da FUP; com o Decanato de Graduação, lançaremos nos próximos dias o programa “Se Liga no PAS”; o programa de geopolítica internacional “Vasto Mundo” em parceria com equipe do IREL; e o programa “Governança e Gestão Pública” em parceria com equipe da FACE. No âmbito da produção de documentários tivemos duas produções selecionadas no 11º Premio Nuevas Miradas em la TV, promovido pela Universidade Nacional de Quilmes, da Argentina, e recebemos a menção especial do júri pela produção “Um lugar para onde voltar: quilombolas, educação e direito à terra”.

Em 2024 deve ser entregue para a equipe o estúdio no espaço da nova sede da UnBTV, o que nos permitirá concentrar o trabalho de produção de entrevistas, retomar o programa Diálogos e melhor atender às demandas da comunidade universitária. E pretendemos, no ano em que a UnBTV completará 18 anos, inaugurar o espaço da nova sede, e os estúdios nos campi de Ceilândia, Gama e Planaltina para intensificar o trabalho de produção conjunta com a FCE, a FGA e a FUP.

Agradecemos aos três segmentos da comunidade acadêmica que, cada vez mais, nos procura para transmitir seminários, congressos, debates, para nos propor pautas para informes, reportagens e séries especiais. O estímulo que a reitora Márcia Abrahão e a gestão superior nos confere para que possamos fortalecer o trabalho audiovisual da UnBTV tem sido de fundamental importância, na abertura de canais institucionais de interlocução e captação de recursos para os projetos da UnBTV. Agradecemos, por fim, aos membros de nosso Conselho Consultivo, cerca de cinquenta pessoas de diversas unidades da UnB, dos três segmentos, e representantes de TVs públicas, legislativas, comunitárias, cineastas que de forma intensa têm colaborado para o fortalecimento do órgão complementar Rádio e Televisão Universitárias da Universidade de Brasília UnBTV.