OPINIÃO

Caio Leboutte é doutor em Educação, Gestão e Difusão de Ciências na UFRJ; Mestre em Economia pela UnB; MBA em TV Digital, Radiodifusão e Novas Mídias pela UFF; Graduado e Pós-graduado em Ciências Contábeis pela UFRGS. Bolsista da JICA - Japan International Cooperation Agency, em dois cursos promovidos pela NHK, no Japão, na área de TV Digital. Atualmente é gestor na UnBTV. Atuou por 10 anos como Diretor Executivo da TV Brasil e TV Escola. Membro Associado da Associação Rede Nacional de Ciência para Educação - UFRJ, onde foi Coordenador de Planejamento e Gestão por 14 meses.

Caio Leboutte 

 

Ao completar 17 anos de existência, a UnBTV se encontra cada vez mais consolidada no DF e em outros estados do país, colocando-se como um importante veículo de comunicação pública, conforme prevê o Art. 223 da nossa Constituição Federal que estabelece o princípio constitucional da complementariedade dos sistemas privado, público e estatal dos serviços de radiodifusão sonora e de sons e imagens. 

 

Atualmente, a grade de programação da UnBTV pode ser acessada através do Canal 15 da TV por Assinatura da operadora NET/Claro, em Brasília; pelo site da UnBTV; e no portal EduPlay, suportado pela RNP - Rede Nacional de Pesquisa. Além disto, a UnBTV oferece seus conteúdos de forma assíncrona (onde os conteúdos não compõem uma programação linear) através do Youtube, Instagram, Facebook, site da UnBTV e portal EduPlay. 

 

Pode ver aqui a capilaridade de distribuição da UnBTV. Já os conteúdos da UnBTV também compõem grades de programação de emissoras parceiras, conforme imagem (parceiros da UnBTV com intercâmbio de conteúdos).

 

Portanto, observa-se que a UnBTV vem buscando ampliar o alcance dos seus conteúdos audiovisuais, seja pela programação ou pela programação de emissoras parceiras, bem como através das redes sociais ou ainda pelas diversas plataformas ancoradas na internet. 

 

Nestes 17 anos de história e, especialmente, nos anos vindouros, a tecnologia aplicada à distribuição de conteúdos audiovisuais tem mudado drasticamente e, mesmo tendo a UnBTV, características peculiares de um veículo de comunicação pública, em nada estas características isentam a UnBTV de observar o estado da arte tecnológico e envidar esforços para tirar os melhores proveitos desta tecnologia, sempre tendo como norte os objetivos singulares de um canal universitário. 

 

Assim, com a chamada TV 3.0 já despontando no horizonte, a UnBTV encontra-se imersa na implementação/desenvolvimento de novas plataformas de entrega de seus conteúdos audiovisuais e pretende lançá-las no biênio 2024-2025. 

 

A UnBTV pretende ampliar substancialmente sua capilaridade nos próximos anos, bem como sofisticar a entrega de seus conteúdos, personalizando a experiência do seu público, através das seguintes iniciativas: aplicativo para dispositivos móveis com Sistema Operacional Android, possibilitando a gestão da oferta dos conteúdos, tendo como base o perfil do usuário do Aplicativo; aplicativo para TVs conectadas (BroadbandTVs); e website responsivo (que se ajusta aos diferentes tamanhos de telas utilizadas para navegação), com oferta de conteúdos personalizada. 

 

Ambicionando manter-se atualizada tecnologicamente, universalizar o acesso de seus conteúdos audiovisuais e personalizar a experiência de seus usuários, a UnBTV não poupará esforços para, dentro do cenário desafiador trazido pela TV 3.0, implementar práticas que otimizem a utilização das potencialidades tecnológicas contemporâneas em prol de seus objetivos institucionais enquanto TV Universitária.

 

 

 

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