Diálogos Mulheres Negras Rumo a um Planeta 50-50: contra o Racismo e a Violência e pelo Bem Viver


Auditório Finatec 14:00 - 19:00:00 20/06/2018 - 20/06/2018

ONU Mulheres e Universidade de Brasília reúnem, em 20/6, ativistas e especialistas nos ‘Diálogos Mulheres Negras Rumo a um Planeta 50-50: contra o Racismo e a Violência e pelo Bem Viver’

 

Inscrições estão abertas até 19 de junho. Vagas são gratuitas e limitadas. Atividade é realizada em parceria com a Embaixada do Reino dos Países Baixos

 

Os 30 anos da articulação política do movimento de mulheres negras, celebrados ao longo de 2018, são o fio condutor da atividade acadêmica “Diálogos Mulheres Negras Rumo a um Planeta 50-50: contra o Racismo e a Violência e pelo Bem Viver” que acontecerá, na próxima quarta-feira (20/6), das 14h às 19h, em Brasília. Três painéis estão programados para abordar marcos da organização política autônoma das mulheres negras no Brasil e sua influência na América Latina, oportunidades e desafios para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e a Década Internacional de Afrodescendentes – agendas estratégicas dos Estados-membros da ONU –, e o processo de organização do “Encontro Nacional de Mulheres Negras 30 Anos: contra o Racismo e a Violência e pelo Bem Viver – Mulheres Negras Movem o Brasil”.

 

O encontro é organizado pela Universidade de Brasília, ONU Mulheres Brasil, Comitê Mulheres Negras Rumo a um Planeta 50-50 em 2030 e Embaixada do Reino dos Países Baixos, com apoio da Finatec (Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos). As inscrições estão abertas até 19 de junho, com vagas gratuitas e limitadas. Haverá transmissão ao vivo pela internet por meio do facebook da UnBTV.

 

A programação reúne ativistas e especialistas negras para debater desafios para o enfrentamento do racismo e do sexismo no Brasil e estratégias do movimento de mulheres negras, a exemplo da Marcha das Mulheres Negras contra o Racismo e a Violência e pelo Bem Viver, de 2015, e o I Encontro Nacional de Mulheres Negras, ocorrido em 1988, em meio à afirmação da luta política das afro-brasileiras pela organização da própria força política durante o centenário da abolição da escravização negra.

 

O encontro será aberto por Márcia Abrahão, reitora da UnB; Nadine Gasman, representante da ONU Mulheres Brasil; Creuza Oliveira, membra do Comitê Mulheres Negras Rumo a um Planeta 50-50 em 2030; representante de coletivos de estudantes negras e Roderick Wols, ministro-conselheiro da Embaixada do Reino dos Países Baixos. O “Diálogos Mulheres Negras Rumo a um Planeta 50-50: contra o Racismo e a Violência e pelo Bem Viver” terá a participação de oito especialistas e ativistas negras, com atuação no feminismo negro e em movimentos populares, sindical, quilombola e juventude. Os debates terão mediação da Profa. Dra. Lourdes Teodoro, do Instituto de Artes da UnB; Deise Benedito, mestranda em Direitos Humanos na Faculdade de Direito; e apresentação da defensora dos Direitos das Mulheres Negras da ONU Mulheres Brasil Kenia Maria.

 

Será uma oportunidade para ampliar e facilitar o debate acadêmico e político entre mulheres negras e agentes-chave das universidades, comunidade acadêmica, sociedade civil, governos e Nações Unidas no contexto dos 30 anos do movimento de mulheres negras brasileiras.

 

Diálogos Mulheres Negras Rumo a um Planeta 50-50: contra o Racismo e a Violência e pelo Bem Viver

 

Data: 20 de junho de 2018

Horário: das 14h às 19h

Inscrições: limitadas e gratuitas – www.dex.unb.br