I Seminário Internacional de Gestão de Políticas Penais


FACE 09:00 - 00:00:00 19/09/2018 - 20/09/2018

Nova abordagem contra crise no sistema prisional é tema de evento na UnB

 

O modelo prisional atual é uma tragédia constante. As evidências são muitas - presídios superlotados, violência generalizada, expansão dos grupos criminais, gastos crescentes com o sistema, e principalmente, ineficácia de medidas de gestão adotadas até aqui. É para trazer nova luz a esse debate que o Laboratório de Gestão de Políticas Penais da Universidade de Brasília (LabGEPEN/UnB) promove, entre 19 e 20 de setembro, o I Seminário Internacional de Gestão de Políticas Penais.

 

O evento trará para a UnB acadêmicos e profissionais com atuação reconhecida no Brasil e no exterior para discutir um novo marco de política penal, destacando o equívoco dos fundamentos que deram origem ao quadro atual.  "Ao reduzir a política penal à segurança pública, deixa-se de atender a complexidade e especificidade da execução penal. Controle e repressão foram adotados como fins em si mesmos, prejudicando a responsabilização e a melhora do convívio social", argumenta Valdirene Daufemback, do LabGEPEN, lembrando que outros eventos sobre este tema tendem a adotar um viés fatalista que reforça e fomenta resultados indesejados.

 

Além pautar teorias e práticas de uma nova política penal, o seminário abordará a aproximação com o campo de políticas públicas e promoverá análise comparada da gestão penal entre América Latina e Europa. Particularidades da área referentes à diversidade, relação com sociedade civil e direitos humanos, espaço arquitetônico, grupos criminais e a relação entre Judiciário e Executivo também serão abordadas. "Os palestrantes são referência em pesquisa e prática, fazem a crítica necessária e apontam novos caminhos para pensar essa política pública", diz Franco Matos, integrante do LabGEPEN e professor do Departamento de Gestão de Políticas Públicas da UnB.

 

O seminário vai destacar o relato de um egresso do sistema prisional que hoje atua em políticas de desenvolvimento social e incentivará a superação do quadro atual ao pautar as Regras Mínimas para o Tratamento de Presos aprovadas pelas Nações Unidas em 2015. A programação inclui ainda o lançamento de livros e uma coletânea de artigos do LabGEPEN com uma agenda política que propõe a reestruturação das políticas penais no Brasil. "O Laboratório é um espaço de construção de conhecimentos para incidência nas políticas penais. Vamos dialogar com experiências internacionais porque o sistema penal tem tendências globais", afirma Felipe Athayde Lins de Melo, do LabGEPEN.

 

Sobre o LabGEPEN

 

O I Seminário Internacional de Gestão de Políticas Penais é o primeiro evento realizado pelo LabGEPEN/UnB, criado em dezembro de 2017 como uma rede de pesquisadores e profissionais das políticas penais e que busca para reunir saberes e apresentar propostas para uma nova gestão penal fundada em princípios democráticos e de Direitos Humanos. O LabGEPEN é vinculado ao Departamento de Gestão de Políticas Públicas da Faculdade de Administração, Contabilidade, Economia e Gestão de Políticas Públicas da Universidade de Brasília (GPP/FACE/UnB).

 

Nos últimos meses, o LabGEPEN vem se estruturando a partir da contribuição de pesquisadores e profissionais do Brasil e do exterior para produzir conhecimento e incidir de forma crítica e propositiva sobre o atual quadro penal. Neste momento, o LabGEPEN também realiza dentro da UnB o curso de extensão "Para além da prisão: Fundamentos de Gestão de Políticas Penais". O curso reúne cerca de 50 alunos para apresentar um conceito de política penal fundado em princípios dos direitos humanos, da intersetorialidade, da participação social e da crítica ao controle punitivo. As aulas começaram em agosto e vão até outubro.

 

O I Seminário Internacional de Gestão de Políticas Penais foi viabilizado por recursos do Fundo de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

 

Confira a programação completa do evento e faça sua inscrição.