Consulta pública sobre diretrizes de convivência


On-line 00:00 - 00:00:00 01/03/2019 - 11/03/2019

Comunidade discute diretrizes de convivência na Universidade

 

No próximo dia 12 de março, haverá uma reunião para rediscutir a Resolução nº 1/2012 do Consuni, que trata das diretrizes de convivência da comunidade universitária. O debate foi provocado pelo assassinato de um rapaz no estacionamento da Faculdade de Direito (FD), na madrugada de 2 de novembro de 2018, depois do término de uma festa naquela unidade acadêmica.

 

Após o episódio, a Reitoria da UnB suspendeu as autorizações para realização de confraternizações e eventos com bebidas alcoólicas e quaisquer festas nos campi da instituição – tema contemplado na resolução que dispõe sobre as diretrizes de convivência da comunidade universitária.

 

Em 19 de novembro de 2018, o Conselho Universitário (Consuni) aprovou a criação de uma comissão para rediscutir a Resolução nº 1/2012. A comissão é formada por sete pessoas: três professores, três representantes discentes e um representante do Decanato de Assuntos Comunitários (DAC).

 

Desde aquela data, a referida comissão elaborou nova resolução estabelecendo as diretrizes de convivência e um anexo, que está previsto na resolução, com as normas de realização das atividades. O objetivo do texto é o pleno exercício das atividades acadêmicas e a criação de condições para que atividades culturais, artísticas, confraternizações e de convivência aconteçam em consonância com as funções universitárias.

 

Para tornar o processo mais participativo, o grupo deliberou submeter as resoluções à consulta pública nas próximas semanas. Qualquer segmento da comunidade acadêmica pode participar da pesquisa, avaliando e opinando sobre as minutas. As contribuições enviadas pelos participantes serão levadas à discussão do dia 12 de março.

 

Após o término da consulta pública e devidos ajustes baseados nas sugestões recebidas, os textos serão submetidos ao escrutínio do Conselho Universitário.

 

>> Participe da consulta pública